Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12609
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: . A construção do fracasso escolar: análise de conteúdo dos relatórios pedagógicos de duas turmas de educação infantil no município do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Debora Schott de
Orientador: Bocchetti, André
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo principal reunir elementos que nos ajudem a compreender a lógica do fracasso escolar, suas implicações na vida dos alunos e os atores envolvidos nesse processo. Para que a construção deste trabalho fosse possível, foi feita uma pesquisa documental, baseada em trinta e um relatórios, sendo vinte e cinco de turmas de uma escola pública, e seis de escola privada, ambas situadas no município do Rio de Janeiro. Destes trinta e um relatórios foram selecionados 12, sendo 6 de cada Instituição, respeitando-se proporcionalidade entre os sexos. Os relatórios foram submetidos à análise de conteúdo, onde foram selecionadas as seguintes categorias: disciplina, desenvolvimento, aprendizagem e socialização. As considerações finais evidenciam as semelhanças e diferenças entre as realidades retratadas por meio dos referidos relatórios. Dentre as semelhanças encontradas, destaca-se a ênfase nos comportamentos sociais em detrimento de expressões de individualidade e excessiva preocupação com a disciplina, onde espera-se que crianças na faixa-etária de 3 a 6 anos saibam lidar de maneira ajustada com emoções complexas. Dentre as diferenças, destaca-se o capital cultural das crianças da escola particular, que além de ter acesso a experiências mais diversas dentro do que se valoriza academicamente, tem um pouco mais de espaço para se expressar como indivíduos. Os relatórios em ambas realidades demonstram muito sobre as expectativas de desenvolvimento, aprendizagem e comportamento em relação aos pré-escolares e estas parecem estar na base do que adiante se classifica como fracasso escolar.
Palavras-chave: Educação infantil
Fracasso Escolar
Rendimento escolar
Desigualdade social
Escola pública
Escola privada
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: OLIVEIRA, Debora Schott de. A construção do fracasso escolar: análise de conteúdo dos relatórios pedagógicos de duas turmas de educação infantil no município do Rio de Janeiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOliveira.pdf329.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.