Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/12611
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Registro na educação infantil: escuta das crianças e reflexão sobre as práticas |
Autor(es)/Inventor(es): | Euzebio, Ingrid Helena |
Tutor: | Guimarães, Daniela |
Resumen: | Este estudo aponta a importância do registro na educação infantil. A pesquisa acontece no contexto das experiências e observações vivenciadas como bolsista de Iniciação à Docência – PIBID – UFRJ. As observações de campo foram realizadas na unidade de educação infantil Realengo do Colégio Pedro II, no período de agosto de 2016 até fevereiro de 2018. Quanto à pesquisa, foi empírica e bibliográfica, analisando a contribuição que o uso do registro na educação infantil pode ter no desenvolvimento de um professor critico, reflexivo e ativo. Como base teórica, dialogaremos com autores como Freire (2008) Ostetto (2017) Warschauer (1993) e outros. A investigação teve como objetivo destacar a importância do registro da prática, enquanto recurso metodológico de reflexão da experiência docente e constante aprimoramento desta. A pesquisa de campo mostrou que o registro diário possibilita ao docente ter outros olhares para as crianças e para a sua prática. É um mobilizador para novos planejamentos, bem como para a possibilidade de atuação enriquecedora dos professores, incentivando as experimentações das crianças. Ao utilizar o registro como um recurso que vai auxiliar para reviver o vivido, aguça-se a escuta das crianças e o olhar atento durante à ação pedagógica. Assim, o professor deixa de ser o centro da ação dando lugar à criança, ouvindo, observando e estabelecendo uma relação dialógica, o que provoca novos desafios. |
Materia: | Educação Infantil Prática de ensino Ensino reflexivo |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | dic-2018 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | EUZEBIO, Ingrid Helena. Registro na educação infantil: escuta das crianças e reflexão sobre as práticas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
IEuzebio.pdf | 677.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.