Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/12618
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Classes hospitalares: saberes docentes em diálogo |
Autor(es)/Inventor(es): | Nogueira, Bruna Gomes |
Tutor: | Amaral, Daniela Patti do |
Resumen: | Esse trabalho está inserido dentro do contexto da pedagogia hospitalar com foco sobre as classes hospitalares. O objetivo foi investigar como professores que atuam ou já atuaram nelas poderiam contribuir para a formação de novos docentes. Diante dessa discussão, destacamos que durante o período da formação inicial dos licenciandos não é comum que se apresente a eles a possibilidade de atuação do professor em hospitais, o que leva a muitos profissionais chegarem nelas despreparados para atuar nesse ambiente que não lhe é comum. O trabalho em classes hospitalares apresenta certas peculiaridades e, devido essa falta de disseminação da proposta na formação inicial, o trabalho do professor acaba sendo confundindo com recreação, retirando o direito do aluno de continuar seu processo de escolarização. Para isso, buscamos compreender o que são as classes hospitalares e entendê-las dentro da legislação brasileira, quais elementos caracterizam os conteúdos/saberes para a docência e conhecer qual a percepção que os profissionais que atuam ou atuaram nelas tem sobre sua formação. Para tal fim, realizamos aplicações de questionários online, com questões objetivas e dissertativas, para professores do Brasil por meio de um grupo do Facebook. Para a fundamentação teórica lançamos mãos de alguns autores tais como: Amaral (2001; 2015), Arosa (2015), Ceccim (1997), Fonseca (1998; 2015; 2018), Fontes (2005), Zardo e Freitas (2007), Zombini et al (2012), entre outros. |
Materia: | Pedagogia hospitalar Classes hospitalares Formação de professores |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | dic-2018 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | NOGUEIRA, Bruna Gomes. Classes hospitalares: saberes docentes em diálogo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
BNogueira.pdf | 245.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.