Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12618
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Classes hospitalares: saberes docentes em diálogo
Autor(es)/Inventor(es): Nogueira, Bruna Gomes
Orientador: Amaral, Daniela Patti do
Resumo: Esse trabalho está inserido dentro do contexto da pedagogia hospitalar com foco sobre as classes hospitalares. O objetivo foi investigar como professores que atuam ou já atuaram nelas poderiam contribuir para a formação de novos docentes. Diante dessa discussão, destacamos que durante o período da formação inicial dos licenciandos não é comum que se apresente a eles a possibilidade de atuação do professor em hospitais, o que leva a muitos profissionais chegarem nelas despreparados para atuar nesse ambiente que não lhe é comum. O trabalho em classes hospitalares apresenta certas peculiaridades e, devido essa falta de disseminação da proposta na formação inicial, o trabalho do professor acaba sendo confundindo com recreação, retirando o direito do aluno de continuar seu processo de escolarização. Para isso, buscamos compreender o que são as classes hospitalares e entendê-las dentro da legislação brasileira, quais elementos caracterizam os conteúdos/saberes para a docência e conhecer qual a percepção que os profissionais que atuam ou atuaram nelas tem sobre sua formação. Para tal fim, realizamos aplicações de questionários online, com questões objetivas e dissertativas, para professores do Brasil por meio de um grupo do Facebook. Para a fundamentação teórica lançamos mãos de alguns autores tais como: Amaral (2001; 2015), Arosa (2015), Ceccim (1997), Fonseca (1998; 2015; 2018), Fontes (2005), Zardo e Freitas (2007), Zombini et al (2012), entre outros.
Palavras-chave: Pedagogia hospitalar
Classes hospitalares
Formação de professores
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: NOGUEIRA, Bruna Gomes. Classes hospitalares: saberes docentes em diálogo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BNogueira.pdf245.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.