Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12632
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorXavier, Giovana-
dc.contributor.authorNascimento, Isadora Santos do-
dc.date.accessioned2020-07-03T15:36:29Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:08Z-
dc.date.issued2017-03-09-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Isadora Santos do. Relações étnico-raciais nos manuais didáticos de história do 4º e 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental: análise das imagens da população negra. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12632-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectNegros nos livros didáticospt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleRelações étnico-raciais nos manuais didáticos de história do 4º e 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental: análise das imagens da população negrapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Núbia de Oliveira-
dc.contributor.referee2Silva, Sérgio Luiz Baptista da-
dc.description.resumoEm diálogo com as disposições da Lei 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais para o ensino de história e cultura afrobrasileira e africana, o presente trabalho tem como objetivo analisar as imagens da população negra nos manuais de livros didáticos Pequenos Exploradores História (Ensino Fundamental – Anos Iniciais) e Aprender e Criar – História 5 (Ensino Fundamental – Anos Iniciais) e como vêm sendo utilizadas a partir de contextos de representação. Tais manuais foram selecionados a partir de pesquisa feita no Guia Plano Nacional do Livro Didático (PNLD, 2016), com intento de contribuir para a construção de investigações que articulem os saberes históricos escolares e acadêmicos com vistas ao fortalecimento da Lei 10.639/03.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INascimento.pdf1.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.