Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12632
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Xavier, Giovana | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Isadora Santos do | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-03T15:36:29Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:08Z | - |
dc.date.issued | 2017-03-09 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Isadora Santos do. Relações étnico-raciais nos manuais didáticos de história do 4º e 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental: análise das imagens da população negra. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12632 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Negros nos livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.title | Relações étnico-raciais nos manuais didáticos de história do 4º e 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental: análise das imagens da população negra | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Núbia de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Sérgio Luiz Baptista da | - |
dc.description.resumo | Em diálogo com as disposições da Lei 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais para o ensino de história e cultura afrobrasileira e africana, o presente trabalho tem como objetivo analisar as imagens da população negra nos manuais de livros didáticos Pequenos Exploradores História (Ensino Fundamental – Anos Iniciais) e Aprender e Criar – História 5 (Ensino Fundamental – Anos Iniciais) e como vêm sendo utilizadas a partir de contextos de representação. Tais manuais foram selecionados a partir de pesquisa feita no Guia Plano Nacional do Livro Didático (PNLD, 2016), com intento de contribuir para a construção de investigações que articulem os saberes históricos escolares e acadêmicos com vistas ao fortalecimento da Lei 10.639/03. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
INascimento.pdf | 1.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.