Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12632
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Relações étnico-raciais nos manuais didáticos de história do 4º e 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental: análise das imagens da população negra
Autor(es)/Inventor(es): Nascimento, Isadora Santos do
Orientador: Xavier, Giovana
Resumo: Em diálogo com as disposições da Lei 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais para o ensino de história e cultura afrobrasileira e africana, o presente trabalho tem como objetivo analisar as imagens da população negra nos manuais de livros didáticos Pequenos Exploradores História (Ensino Fundamental – Anos Iniciais) e Aprender e Criar – História 5 (Ensino Fundamental – Anos Iniciais) e como vêm sendo utilizadas a partir de contextos de representação. Tais manuais foram selecionados a partir de pesquisa feita no Guia Plano Nacional do Livro Didático (PNLD, 2016), com intento de contribuir para a construção de investigações que articulem os saberes históricos escolares e acadêmicos com vistas ao fortalecimento da Lei 10.639/03.
Palavras-chave: Ensino fundamental
Negros nos livros didáticos
Cultura afro-brasileira
História
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 9-Mar-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: NASCIMENTO, Isadora Santos do. Relações étnico-raciais nos manuais didáticos de história do 4º e 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental: análise das imagens da população negra. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
INascimento.pdf1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.