Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12632
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Relações étnico-raciais nos manuais didáticos de história do 4º e 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental: análise das imagens da população negra
Autor(es)/Inventor(es): Nascimento, Isadora Santos do
Tutor: Xavier, Giovana
Resumen: Em diálogo com as disposições da Lei 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais para o ensino de história e cultura afrobrasileira e africana, o presente trabalho tem como objetivo analisar as imagens da população negra nos manuais de livros didáticos Pequenos Exploradores História (Ensino Fundamental – Anos Iniciais) e Aprender e Criar – História 5 (Ensino Fundamental – Anos Iniciais) e como vêm sendo utilizadas a partir de contextos de representação. Tais manuais foram selecionados a partir de pesquisa feita no Guia Plano Nacional do Livro Didático (PNLD, 2016), com intento de contribuir para a construção de investigações que articulem os saberes históricos escolares e acadêmicos com vistas ao fortalecimento da Lei 10.639/03.
Materia: Ensino fundamental
Negros nos livros didáticos
Cultura afro-brasileira
História
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 9-mar-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : NASCIMENTO, Isadora Santos do. Relações étnico-raciais nos manuais didáticos de história do 4º e 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental: análise das imagens da população negra. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
INascimento.pdf1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.