Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12639
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Ressignificações do amor na era dos contatinhos, do match e da pegação: um estudo sobre afetos entre jovens brasileiros nas redes sociais digitais
Author(s)/Inventor(s): Sampaio, Ana Luisa Dias
Advisor: Santos, Cristiano Henrique Ribeiro dos
Abstract: Com 140 milhões de brasileiros conectados em redes sociais digitais, as relações interpessoais sofrem impactos significativos em todos os campos, tal como no campo amoroso. Há um fenômeno possibilitado pela internet acerca de conexões estabelecidas segundo critérios como desejo, estética, proximidade física ou não, em diante. A possibilidade de fácil acesso e instantaneidade dos tempos atuais já havia sido identificada por Al Cooper em 1998. Utilizando como base a teoria de Bauman (2004) acerca das relações líquidas e suas fragilidades, e de Giddens (1993) sobre os relacionamentos puros, o objetivo deste trabalho é demonstrar o aprofundamento da liquefação das relações amorosas entre a geração dos jovens de 15 a 24 anos a partir das redes sociais digitais e aplicativos de relacionamento de encontros, incluindo nesta categoria aplicativos como Instagram e Facebook em busca de potenciais “contatinhos”, “crushes” e namoros. Foi feita uma pesquisa quantitativa aplicada online de abrangência nacional, elaborada através de um instrumento de coleta de dados estruturado, cuja divulgação foi efetuada através do Facebook e WhatsApp principalmente, com respondentes concentrados sobretudo na região Sudeste, que obteve 1.200 respostas. Ao final do processo, a pesquisa aponta que essa geração encontra tanto facilidades quanto dificuldades das vias do contato na busca por relacionamentos amorosos através de redes sociais e aplicativos, mas também encontra dificuldades em lidar com sentimentos como frustração e ciúmes, demonstrando que independentemente da tecnologia as questões psicossociais humanas prevalecem.
Keywords: Redes sociais
Relações humanas
Comunicação interpessoal
Jovens
Amor
Social networking
Interpersonal relations
Interpersonal communication
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 9-Jul-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SAMPAIO, Ana Luisa Dias. Ressignificações do amor na era dos contatinhos, do match e da pegação: um estudo sobre afetos entre jovens brasileiros nas redes sociais digitais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ASampaio.pdf1.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.