Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12640
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Danças urbanas e tecnologia: as tendências para a profissão do artista dançarino no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Araújo, Carolina Navarro
Orientador: Carneiro, Mario Rubens de Oliveira
Resumo: Este projeto visa contribuir para os estudos da relação entre dança e tecnologia, compreendendo como o avanço das mídias sociais está transformando o mercado de trabalho do artista dançarino. Para isso, evidencia-se que o crescimento das redes sociais vem promovendo a possibilidade de novos campos de atuação para o profissional da dança, especialmente em redes de compartilhamento de conteúdo audiovisual, como o YouTube. O objetivo da pesquisa é entender quais são as inovações para essa profissão, as oportunidades e as adaptações às ferramentas de trabalho atuais. A partir das conclusões obtidas, diante de um cenário de transformações culturais, econômicas e sociais, defende-se a ideia de que é necessário acompanhar o processo de evolução tecnológica, adequando os modelos de trabalho e de ensino tradicionais, a fim de dialogar com a contemporaneidade sem excluir o que já foi construído. Assim, ao aprofundar no universo das Danças Urbanas, este estudo propõe pensar alternativas e tendências para o profissional dessa arte cujo consumo se desloca gradualmente do meio presencial para o virtual.
Palavras-chave: Dançarinos
Dança de rua
Arte e tecnologia
Redes sociais
Dancers
Art and technology
Social networking
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 5-Jul-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ARAÚJO, Carolina Navarro. Danças urbanas e tecnologia: as tendências para a profissão do artista dançarino no Brasil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAraujo.pdf972.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.