Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12659
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Da massa ao indivíduo: uma análise histórica dos conceitos estatísticos no marketing
Author(s)/Inventor(s): Lima, Sofia Elizabeth Pignataro de
Advisor: Vaz, Paulo Roberto Gibaldi
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso investigou a construção das representações de massa e indivíduo dentro do campo científico que, posteriormente, foram usadas para cativar audiências e vender. Do início do século XX até a virada do milênio, o foco do marketing passou da massa para o indivíduo, da oferta do carro Ford-T para a recomendação gerada por algoritmos de personalização. O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise histórica destas transformações, observando as ferramentas estatísticas utilizadas e os pressupostos por trás delas. Em relação à metodologia, este trabalho foi feito a partir de revisão bibliográfica e exposição de exemplos práticos. Devido à complexidade do assunto, o levantamento de literatura foi multidisciplinar, incluindo periodização do Marketing, história e sociologia da Estatística, evolução da internet e emergência dos valores sociais de normalidade e autenticidade. Complementando a teoria, os casos expostos ilustraram como empresas e profissionais aplicaram a linha de raciocínio dos conceitos estatísticos para entender e se comunicar com os consumidores. Dentre os resultados encontrados, observou-se que, apesar da diferença de interface, parte dos critérios da estratégia da Netflix apresenta semelhanças com métodos propostos para anunciantes de grandes revistas de massa, da década de 1930.
Keywords: Marketing
Estatística
Mídia
Algoritmo
Consumidores
Algoritms
Consumers
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Department : Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 3-Jul-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LIMA, Sofia Elizabeth Pignataro de. Da massa ao indivíduo: uma análise histórica dos conceitos estatísticos no marketing. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SLima.pdf1,12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.