Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12659
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Da massa ao indivíduo: uma análise histórica dos conceitos estatísticos no marketing
Autor(es)/Inventor(es): Lima, Sofia Elizabeth Pignataro de
Orientador: Vaz, Paulo Roberto Gibaldi
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso investigou a construção das representações de massa e indivíduo dentro do campo científico que, posteriormente, foram usadas para cativar audiências e vender. Do início do século XX até a virada do milênio, o foco do marketing passou da massa para o indivíduo, da oferta do carro Ford-T para a recomendação gerada por algoritmos de personalização. O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise histórica destas transformações, observando as ferramentas estatísticas utilizadas e os pressupostos por trás delas. Em relação à metodologia, este trabalho foi feito a partir de revisão bibliográfica e exposição de exemplos práticos. Devido à complexidade do assunto, o levantamento de literatura foi multidisciplinar, incluindo periodização do Marketing, história e sociologia da Estatística, evolução da internet e emergência dos valores sociais de normalidade e autenticidade. Complementando a teoria, os casos expostos ilustraram como empresas e profissionais aplicaram a linha de raciocínio dos conceitos estatísticos para entender e se comunicar com os consumidores. Dentre os resultados encontrados, observou-se que, apesar da diferença de interface, parte dos critérios da estratégia da Netflix apresenta semelhanças com métodos propostos para anunciantes de grandes revistas de massa, da década de 1930.
Palavras-chave: Marketing
Estatística
Mídia
Algoritmo
Consumidores
Algoritms
Consumers
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 3-Jul-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LIMA, Sofia Elizabeth Pignataro de. Da massa ao indivíduo: uma análise histórica dos conceitos estatísticos no marketing. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
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