Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12661
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Princesa do Instagram: estilo de vida, bom gosto e luxo na internet
Autor(es)/Inventor(es): Fonseca, Valentine Pimentel de
Tutor: Santos, Cristiano Henrique Ribeiro dos
Resumen: Frente ao atual cenário de disseminação de conteúdos que ressaltem um estilo de vida luxuoso nas redes sociais, este trabalho realiza um estudo de caso sobre a conta no Instagram da blogueira de moda brasileira Lala Rudge. Pretende-se analisar a existência de possíveis similaridades entre o estilo de vida exibido em sua página e os mecanismos de distinção social das sociedades de corte. A partir da categorização e análise dos conteúdos visuais e textuais publicados por Lala, objetiva-se investigar e compreender de que forma e por que seu perfil consolida-se como referência de estilo e bom gosto na internet, ganhando o interesse de mais de um milhão de seguidores no Brasil. O desenvolvimento teórico baseia-se assim nos conceitos de ideologia do gosto, consumo conspícuo, significado deslocado, prestígio e status na época das sociedades tradicionais, com referência a autores como Pierre Bourdieu, Thorstein Veblen e Norbert Elias. Após a análise do conteúdo exibido no perfil de Lala Rudge, observa-se que o estilo de vida exibido em seus posts é visto pelos seguidores como um modelo a ser seguido e aspirado, ratificando a posição da blogueira de autoridade de bom gosto no campo da moda. A estrutura das imagens publicadas por Lala Rudge indica ainda uma continuidade das estratégias de manutenção de hierarquias sociais já tradicionalmente empreendidas pelos membros das antigas sociedades de corte, havendo um processo de naturalização e legitimação de um gosto visto como distintivo.
Materia: Instagram
Luxo
Redes sociais
Influência social
Luxury
Social networks
Social influence
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 4-jul-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : FONSECA, Valentine Pimentel de. Princesa do Instagram: estilo de vida, bom gosto e luxo na internet. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VFonseca.pdf2.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.