Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12663
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Discurso de empoderamento na migração das propagandas de produto de cabelo para o meio digital: estudo de caso da plataforma #JuntasArrasamos da Seda
Author(s)/Inventor(s): Araújo, Alice Mondaca Milagres da Silva
Advisor: Prevedello, Carine Felkl
Abstract: A revolução digital trouxe diferentes conceitos para serem estudados. O ciberespaço, ciberdemocracia, redes, cultura participativa e inteligência coletiva fazem parte do universo online que passa a convergir com o mundo offline trazendo a evolução das mídias e da forma de se comunicar. Essa convergência anda lado a lado com a globalização que juntamente com a economia compartilhada, faz com que as relações se tornem cada vez mais horizontais, alterando todo o processo de consumo e o caminho do consumidor. A conectividade traz transparência e contribui com a evolução do marketing, que lida com o desafio de integrar o tradicional com o digital, através das estratégias do marketing 4.0. O uso de influenciadores digitais para ajudar na criação de uma identidade de marca e contribuir para o processo de consumo é cada vez mais comum e estratégias como a cocriação e o engajamento agregam valor aos produtos e serviços. A imagem que a marca quer passar está fortemente atrelada ao seu posicionamento, atribuído através de um discurso. Esse trabalho identifica as estratégias usadas na plataforma #JuntasArrasamos da Seda analisando o discurso proferido, identificando assim o marketing como solução e o empoderamento como estratégia. Para tanto, foi realizada uma extensa revisão bibliográfica acerca dos assuntos abordados objetivando relacionar os conceitos com o caso analisado. Para o estudo de caso, foram coletadas diversas informações da plataforma para identificar quais as finalidades das estratégias utilizadas e como foram solucionadas pela marca, além de uma análise das expressões usadas que estão fortemente ligadas ao empoderamento feminino.
Keywords: Marketing
Empoderamento
Influência social
Consumidores
Social influence
Consumers
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 12-Mar-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ARAÚJO, Alice Mondaca Milagres da Silva. Discurso de empoderamento na migração das propagandas de produto de cabelo para o meio digital: estudo de caso da plataforma #JuntasArrasamos da Seda. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AAraujo.pdf2.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.