Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12680
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoreno, Rosangela Carrilo-
dc.contributor.authorReis, Raquel Dias dos-
dc.date.accessioned2020-07-07T13:05:58Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:09Z-
dc.date.issued2019-05-
dc.identifier.citationREIS, Raquel Dias dos. Qual espaço que a literatura infanto juvenil ocupa em três cursos de Pedagogia na cidade do Rio de Janeiro? 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12680-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleQual espaço que a literatura infanto juvenil ocupa em três cursos de Pedagogia na cidade do Rio de Janeiro?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Marta Lima de-
dc.contributor.referee2Baroni, Patrícia Raquel-
dc.description.resumoEste trabalho busca compreender, por meio do estudo do fluxograma dos cursos de pedagogia, o espaço que a literatura ocupa na formação de professores. Trata-se de um trabalho qualitativo de cunho exploratório, que buscou articular três eixos: (i) um breve olhar sobre a literatura infantojuvenil refletindo sobre a leitura e literatura e formação de professores, pensando em questões sobre direito e acesso, e a importância dos espaços de leitura, (ii) reflexões sobre as Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia, as influências e contribuições na formação dos docentes e a relação com algumas políticas públicas voltadas para o incentivo da literatura na escola, e (iii) análise do fluxograma do curso de pedagogia de três universidades públicas localizadas na cidade do Rio de Janeiro. A partir das análises foi possível perceber que a literatura infantojuvenil possui nos cursos de pedagogia uma carga horária reduzida, sendo que em uma das universidades não há nenhuma disciplina com essa temática, o que significa que as três universidades caminham a passos curtos para uma efetiva presença da literatura em seus currículos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RReis.pdf659.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.