Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12680
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moreno, Rosangela Carrilo | - |
dc.contributor.author | Reis, Raquel Dias dos | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-07T13:05:58Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:09Z | - |
dc.date.issued | 2019-05 | - |
dc.identifier.citation | REIS, Raquel Dias dos. Qual espaço que a literatura infanto juvenil ocupa em três cursos de Pedagogia na cidade do Rio de Janeiro? 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12680 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantojuvenil | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.title | Qual espaço que a literatura infanto juvenil ocupa em três cursos de Pedagogia na cidade do Rio de Janeiro? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Marta Lima de | - |
dc.contributor.referee2 | Baroni, Patrícia Raquel | - |
dc.description.resumo | Este trabalho busca compreender, por meio do estudo do fluxograma dos cursos de pedagogia, o espaço que a literatura ocupa na formação de professores. Trata-se de um trabalho qualitativo de cunho exploratório, que buscou articular três eixos: (i) um breve olhar sobre a literatura infantojuvenil refletindo sobre a leitura e literatura e formação de professores, pensando em questões sobre direito e acesso, e a importância dos espaços de leitura, (ii) reflexões sobre as Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia, as influências e contribuições na formação dos docentes e a relação com algumas políticas públicas voltadas para o incentivo da literatura na escola, e (iii) análise do fluxograma do curso de pedagogia de três universidades públicas localizadas na cidade do Rio de Janeiro. A partir das análises foi possível perceber que a literatura infantojuvenil possui nos cursos de pedagogia uma carga horária reduzida, sendo que em uma das universidades não há nenhuma disciplina com essa temática, o que significa que as três universidades caminham a passos curtos para uma efetiva presença da literatura em seus currículos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.