Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12680
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Qual espaço que a literatura infanto juvenil ocupa em três cursos de Pedagogia na cidade do Rio de Janeiro?
Autor(es)/Inventor(es): Reis, Raquel Dias dos
Orientador: Moreno, Rosangela Carrilo
Resumo: Este trabalho busca compreender, por meio do estudo do fluxograma dos cursos de pedagogia, o espaço que a literatura ocupa na formação de professores. Trata-se de um trabalho qualitativo de cunho exploratório, que buscou articular três eixos: (i) um breve olhar sobre a literatura infantojuvenil refletindo sobre a leitura e literatura e formação de professores, pensando em questões sobre direito e acesso, e a importância dos espaços de leitura, (ii) reflexões sobre as Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia, as influências e contribuições na formação dos docentes e a relação com algumas políticas públicas voltadas para o incentivo da literatura na escola, e (iii) análise do fluxograma do curso de pedagogia de três universidades públicas localizadas na cidade do Rio de Janeiro. A partir das análises foi possível perceber que a literatura infantojuvenil possui nos cursos de pedagogia uma carga horária reduzida, sendo que em uma das universidades não há nenhuma disciplina com essa temática, o que significa que as três universidades caminham a passos curtos para uma efetiva presença da literatura em seus currículos.
Palavras-chave: Formação de professores
Literatura infantojuvenil
Currículo
Políticas públicas
Pedagogia
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mai-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: REIS, Raquel Dias dos. Qual espaço que a literatura infanto juvenil ocupa em três cursos de Pedagogia na cidade do Rio de Janeiro? 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RReis.pdf659.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.