Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12680
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Qual espaço que a literatura infanto juvenil ocupa em três cursos de Pedagogia na cidade do Rio de Janeiro?
Autor(es)/Inventor(es): Reis, Raquel Dias dos
Tutor: Moreno, Rosangela Carrilo
Resumen: Este trabalho busca compreender, por meio do estudo do fluxograma dos cursos de pedagogia, o espaço que a literatura ocupa na formação de professores. Trata-se de um trabalho qualitativo de cunho exploratório, que buscou articular três eixos: (i) um breve olhar sobre a literatura infantojuvenil refletindo sobre a leitura e literatura e formação de professores, pensando em questões sobre direito e acesso, e a importância dos espaços de leitura, (ii) reflexões sobre as Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia, as influências e contribuições na formação dos docentes e a relação com algumas políticas públicas voltadas para o incentivo da literatura na escola, e (iii) análise do fluxograma do curso de pedagogia de três universidades públicas localizadas na cidade do Rio de Janeiro. A partir das análises foi possível perceber que a literatura infantojuvenil possui nos cursos de pedagogia uma carga horária reduzida, sendo que em uma das universidades não há nenhuma disciplina com essa temática, o que significa que as três universidades caminham a passos curtos para uma efetiva presença da literatura em seus currículos.
Materia: Formação de professores
Literatura infantojuvenil
Currículo
Políticas públicas
Pedagogia
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: may-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : REIS, Raquel Dias dos. Qual espaço que a literatura infanto juvenil ocupa em três cursos de Pedagogia na cidade do Rio de Janeiro? 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RReis.pdf659.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.