Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12681
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Corsino, Patrícia | - |
dc.contributor.author | Xavier, Rejane da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-07T13:19:22Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:09Z | - |
dc.date.issued | 2019-06 | - |
dc.identifier.citation | XAVIER, Rejane da Silva. Encontros com e na natureza: uma experiência na educação infantil com a pedagogia de projetos de trabalho e arte-educação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12681 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Natureza | pt_BR |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.title | Encontros com e na natureza: uma experiência na educação infantil com a pedagogia de projetos de trabalho e arte-educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Núbia | - |
dc.contributor.referee2 | Guimarães, Daniela | - |
dc.description.resumo | A presente monografia é um relato de experiência de eventos em que crianças e adultos compartilharam e promoveram, no cotidiano da pré-escola, ações com e na natureza, realizados em 2017 com uma turma de 20 crianças de 3 a 5 anos de idade em uma instituição privada da cidade do Rio de Janeiro, cuja proposta pedagógica se desenvolve com a Pedagogia de Projetos de Trabalho e a arte-educação. A monografia se propôs a: compreender como a educação infantil proporcionou o encontro criança e natureza no projeto institucional, e analisar como essas ações foram atravessadas pela ética do cuidado com a Terra. A metodologia utilizada foi a análise desses eventos a partir de registros de campo, caderno de planejamento e relatórios da professora, e registros fotográficos. O percurso desta monografia foi organizado de modo a explicar como a escola criou alternativas para a ausência de espaços ao ar livre, intramuros, para proporcionar encontros com os ambientes naturais e seus elementos primordiais, fomentando pensamentos por uma pedagogia libertadora ecológica, refletindo sobre a necessidade de se romper com concepções de mundo e conhecimento que distanciam os seres humanos da natureza, e reconsiderando outras maneiras de viver, pensar e sentir a vida nos territórios da escola. Foi possível evidenciar como resultados encontros significativos e amorosos com e na natureza, estes caminhos criativos reinventaram modos de se oferecer encontros na escola: a perspectiva dialógica da educação; a perspectiva artística - lugar de transformação e criação; a utilização de material não estruturado e materiais naturais - estímulo e ampliação do potencial criador; nova proposta de conhecer o mundo - o cuidado com a Terra; o corpo e o brincar livre na natureza - a livre expressão na natureza; e aulas passeio e o entorno, inspiradas em Célestin Freinet. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RXavier.pdf | 1.99 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.