Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12681
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCorsino, Patrícia-
dc.contributor.authorXavier, Rejane da Silva-
dc.date.accessioned2020-07-07T13:19:22Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:09Z-
dc.date.issued2019-06-
dc.identifier.citationXAVIER, Rejane da Silva. Encontros com e na natureza: uma experiência na educação infantil com a pedagogia de projetos de trabalho e arte-educação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12681-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.titleEncontros com e na natureza: uma experiência na educação infantil com a pedagogia de projetos de trabalho e arte-educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Núbia-
dc.contributor.referee2Guimarães, Daniela-
dc.description.resumoA presente monografia é um relato de experiência de eventos em que crianças e adultos compartilharam e promoveram, no cotidiano da pré-escola, ações com e na natureza, realizados em 2017 com uma turma de 20 crianças de 3 a 5 anos de idade em uma instituição privada da cidade do Rio de Janeiro, cuja proposta pedagógica se desenvolve com a Pedagogia de Projetos de Trabalho e a arte-educação. A monografia se propôs a: compreender como a educação infantil proporcionou o encontro criança e natureza no projeto institucional, e analisar como essas ações foram atravessadas pela ética do cuidado com a Terra. A metodologia utilizada foi a análise desses eventos a partir de registros de campo, caderno de planejamento e relatórios da professora, e registros fotográficos. O percurso desta monografia foi organizado de modo a explicar como a escola criou alternativas para a ausência de espaços ao ar livre, intramuros, para proporcionar encontros com os ambientes naturais e seus elementos primordiais, fomentando pensamentos por uma pedagogia libertadora ecológica, refletindo sobre a necessidade de se romper com concepções de mundo e conhecimento que distanciam os seres humanos da natureza, e reconsiderando outras maneiras de viver, pensar e sentir a vida nos territórios da escola. Foi possível evidenciar como resultados encontros significativos e amorosos com e na natureza, estes caminhos criativos reinventaram modos de se oferecer encontros na escola: a perspectiva dialógica da educação; a perspectiva artística - lugar de transformação e criação; a utilização de material não estruturado e materiais naturais - estímulo e ampliação do potencial criador; nova proposta de conhecer o mundo - o cuidado com a Terra; o corpo e o brincar livre na natureza - a livre expressão na natureza; e aulas passeio e o entorno, inspiradas em Célestin Freinet.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RXavier.pdf1.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.