Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/12681
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Encontros com e na natureza: uma experiência na educação infantil com a pedagogia de projetos de trabalho e arte-educação |
Autor(es)/Inventor(es): | Xavier, Rejane da Silva |
Tutor: | Corsino, Patrícia |
Resumen: | A presente monografia é um relato de experiência de eventos em que crianças e adultos compartilharam e promoveram, no cotidiano da pré-escola, ações com e na natureza, realizados em 2017 com uma turma de 20 crianças de 3 a 5 anos de idade em uma instituição privada da cidade do Rio de Janeiro, cuja proposta pedagógica se desenvolve com a Pedagogia de Projetos de Trabalho e a arte-educação. A monografia se propôs a: compreender como a educação infantil proporcionou o encontro criança e natureza no projeto institucional, e analisar como essas ações foram atravessadas pela ética do cuidado com a Terra. A metodologia utilizada foi a análise desses eventos a partir de registros de campo, caderno de planejamento e relatórios da professora, e registros fotográficos. O percurso desta monografia foi organizado de modo a explicar como a escola criou alternativas para a ausência de espaços ao ar livre, intramuros, para proporcionar encontros com os ambientes naturais e seus elementos primordiais, fomentando pensamentos por uma pedagogia libertadora ecológica, refletindo sobre a necessidade de se romper com concepções de mundo e conhecimento que distanciam os seres humanos da natureza, e reconsiderando outras maneiras de viver, pensar e sentir a vida nos territórios da escola. Foi possível evidenciar como resultados encontros significativos e amorosos com e na natureza, estes caminhos criativos reinventaram modos de se oferecer encontros na escola: a perspectiva dialógica da educação; a perspectiva artística - lugar de transformação e criação; a utilização de material não estruturado e materiais naturais - estímulo e ampliação do potencial criador; nova proposta de conhecer o mundo - o cuidado com a Terra; o corpo e o brincar livre na natureza - a livre expressão na natureza; e aulas passeio e o entorno, inspiradas em Célestin Freinet. |
Materia: | Educação infantil Educação ambiental Natureza Projeto pedagógico |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | jun-2019 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | XAVIER, Rejane da Silva. Encontros com e na natureza: uma experiência na educação infantil com a pedagogia de projetos de trabalho e arte-educação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RXavier.pdf | 1.99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.