Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12689
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoreno, Rosangela Carrilo-
dc.contributor.authorSilva, Lohane Teresa Oliveira-
dc.date.accessioned2020-07-08T00:05:11Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:09Z-
dc.date.issued2019-04-
dc.identifier.citationSILVA, Lohane Teresa Oliveira. Informática educativa e EJA: prática docente em uma escola do município de Duque de Caxias. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12689-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectInformática educativapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.titleInformática educativa e EJA: prática docente em uma escola do município de Duque de Caxiaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Marta Lima de-
dc.contributor.referee2Scofano, Reuber Gerbassi-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo analisar de que modo as políticas públicas em informática educativa afetaram a prática docente na EJA (educação de jovens e adultos), especificamente, em uma escola municipal de Duque de Caxias. Constituiu-se metodologicamente em duas dimensões: (i) histórica e, portanto, em uma perspectiva macroestrutural; e (ii) outra referente ao cotidiano escolar, tanto no que se refere aos efeitos das políticas públicas em sala de aula, quanto às estratégias docentes. A pesquisa apresenta uma retomada histórica dos objetos deste trabalho - informática educacional e educação de jovens e adultos – de modo a compreender como a configuração social específica de um período,particularmente, no que se refere à produção de políticas públicas,teve efeitos concretos na estruturação da prática do docente em informática educativa em Duque de Caxias. Por meio desta pesquisa, foi possível identificar desafios e estratégias docentes relacionados à prática de informática educativa na EJA, bem como perceber as transformações ocasionadas pela normatização da informática educativa no município, frutos de políticas públicas nacionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LSilva.pdf419.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.