Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12689
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moreno, Rosangela Carrilo | - |
dc.contributor.author | Silva, Lohane Teresa Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-08T00:05:11Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:09Z | - |
dc.date.issued | 2019-04 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Lohane Teresa Oliveira. Informática educativa e EJA: prática docente em uma escola do município de Duque de Caxias. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12689 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Informática educativa | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.title | Informática educativa e EJA: prática docente em uma escola do município de Duque de Caxias | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Marta Lima de | - |
dc.contributor.referee2 | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo analisar de que modo as políticas públicas em informática educativa afetaram a prática docente na EJA (educação de jovens e adultos), especificamente, em uma escola municipal de Duque de Caxias. Constituiu-se metodologicamente em duas dimensões: (i) histórica e, portanto, em uma perspectiva macroestrutural; e (ii) outra referente ao cotidiano escolar, tanto no que se refere aos efeitos das políticas públicas em sala de aula, quanto às estratégias docentes. A pesquisa apresenta uma retomada histórica dos objetos deste trabalho - informática educacional e educação de jovens e adultos – de modo a compreender como a configuração social específica de um período,particularmente, no que se refere à produção de políticas públicas,teve efeitos concretos na estruturação da prática do docente em informática educativa em Duque de Caxias. Por meio desta pesquisa, foi possível identificar desafios e estratégias docentes relacionados à prática de informática educativa na EJA, bem como perceber as transformações ocasionadas pela normatização da informática educativa no município, frutos de políticas públicas nacionais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LSilva.pdf | 419.4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.