Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12689
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Informática educativa e EJA: prática docente em uma escola do município de Duque de Caxias
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Lohane Teresa Oliveira
Tutor: Moreno, Rosangela Carrilo
Resumen: Este trabalho teve como objetivo analisar de que modo as políticas públicas em informática educativa afetaram a prática docente na EJA (educação de jovens e adultos), especificamente, em uma escola municipal de Duque de Caxias. Constituiu-se metodologicamente em duas dimensões: (i) histórica e, portanto, em uma perspectiva macroestrutural; e (ii) outra referente ao cotidiano escolar, tanto no que se refere aos efeitos das políticas públicas em sala de aula, quanto às estratégias docentes. A pesquisa apresenta uma retomada histórica dos objetos deste trabalho - informática educacional e educação de jovens e adultos – de modo a compreender como a configuração social específica de um período,particularmente, no que se refere à produção de políticas públicas,teve efeitos concretos na estruturação da prática do docente em informática educativa em Duque de Caxias. Por meio desta pesquisa, foi possível identificar desafios e estratégias docentes relacionados à prática de informática educativa na EJA, bem como perceber as transformações ocasionadas pela normatização da informática educativa no município, frutos de políticas públicas nacionais.
Materia: Educação de jovens e adultos
Informática educativa
Políticas públicas
Prática de ensino
Escola pública
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: abr-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, Lohane Teresa Oliveira. Informática educativa e EJA: prática docente em uma escola do município de Duque de Caxias. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LSilva.pdf419.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.