Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12689
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Informática educativa e EJA: prática docente em uma escola do município de Duque de Caxias
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Lohane Teresa Oliveira
Orientador: Moreno, Rosangela Carrilo
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar de que modo as políticas públicas em informática educativa afetaram a prática docente na EJA (educação de jovens e adultos), especificamente, em uma escola municipal de Duque de Caxias. Constituiu-se metodologicamente em duas dimensões: (i) histórica e, portanto, em uma perspectiva macroestrutural; e (ii) outra referente ao cotidiano escolar, tanto no que se refere aos efeitos das políticas públicas em sala de aula, quanto às estratégias docentes. A pesquisa apresenta uma retomada histórica dos objetos deste trabalho - informática educacional e educação de jovens e adultos – de modo a compreender como a configuração social específica de um período,particularmente, no que se refere à produção de políticas públicas,teve efeitos concretos na estruturação da prática do docente em informática educativa em Duque de Caxias. Por meio desta pesquisa, foi possível identificar desafios e estratégias docentes relacionados à prática de informática educativa na EJA, bem como perceber as transformações ocasionadas pela normatização da informática educativa no município, frutos de políticas públicas nacionais.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Informática educativa
Políticas públicas
Prática de ensino
Escola pública
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Abr-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Lohane Teresa Oliveira. Informática educativa e EJA: prática docente em uma escola do município de Duque de Caxias. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSilva.pdf419.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.