Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12703
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Trabalho qualificado na docência do ensino fundamental: excelência e ética
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Amanda Ferreira Potyguara dos
Tutor: Lins, Maria Judith Sucupira da Costa
Resumen: Essa monografia trata do problema da qualidade do trabalho do docente no Ensino Fundamental. Nosso foco é compreender o pensamento do docente quanto à qualidade de sua atuação profissional. Trabalho Qualificado reúne Excelência e Ética de forma conjunta, e isso nos levou à hipótese da possibilidade da existência dessa premissa no Ensino Fundamental. É possível encontrar as características de Excelência e Ética, ou seja, do Trabalho Qualificado, na atividade de professores de Ensino Fundamental I de Escola Pública. Os objetivos foram: Identificar as características dTrabalho Qualificado pelo encontro da Excelência e da Ética nos professores de Ensino Fundamental; Analisar os elementos estabelecidos pelos professores como fatores de Ética e Excelência definidores de Trabalho Qualificado. A fundamentação teórica se baseia no pensamento expresso por Gardner, Csikszentmihalyi e Damon (2004) de modo que os princípios filosóficos norteadores de sua pesquisa sobre Trabalho Qualificado nos orientaram. A referida obra trata do Trabalho Qualificado de jornalistas e geneticistas, mas oferece uma estrutura adequada para pesquisas com outros profissionais. Os problemas alusivos à ética, tanto como estudo filosófico quanto na prática educacional, vêm sendo continuamente trabalhados por estudiosos de diversos campos, desde Aristóteles (384-322 a. C, 2009) até os autores contemporâneos (MARITAIN, 1959; MACINTYRE, 2001; SUCUPIRA LINS, 1997, 2000, 2003, 2004, 2005, 2007, 2013a, 2013b, 2013c, 2014, 2016). Decidimos pela mesma metodologia utilizada nas pesquisas sobre a atuação ética de profissionais altamente qualificados desenvolvidas pelos pesquisadores Gardner, Csikszentmihalyi e Damon (2004). A presente pesquisa dessa monografia é mista, ou seja, de cunho qualitativo, além da aplicação de questionários e entrevistas com os professores de uma turma de 4o ano do ensino fundamental de rede pública da cidade do Rio de Janeiro no ano de 2016. Para categorizar as informações obtidas na pesquisa, foi utilizada a proposta da obra “Análise de Conteúdo” de Laurence Bardin (2010). Os dados mostram que nossa hipótese foi confirmada e os objetivos atingidos. Concluímos que é preciso insistir na formação dos docentes para que haja Trabalho Qualificado, pois precisam tanto de um alto nível de Excelência na sua atividade docente quanto da Ética no que tange à prática das virtudes para que exerçam um Trabalho Qualificado.
Materia: Ética
Docência
Ensino fundamental
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 1-jul-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SANTOS, Amanda Ferreira Potyguara dos. Trabalho qualificado na docência do ensino fundamental: excelência e ética. 2017. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
APotyguara.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.