Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/12703
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Trabalho qualificado na docência do ensino fundamental: excelência e ética |
Autor(es)/Inventor(es): | Santos, Amanda Ferreira Potyguara dos |
Orientador: | Lins, Maria Judith Sucupira da Costa |
Resumo: | Essa monografia trata do problema da qualidade do trabalho do docente no Ensino Fundamental. Nosso foco é compreender o pensamento do docente quanto à qualidade de sua atuação profissional. Trabalho Qualificado reúne Excelência e Ética de forma conjunta, e isso nos levou à hipótese da possibilidade da existência dessa premissa no Ensino Fundamental. É possível encontrar as características de Excelência e Ética, ou seja, do Trabalho Qualificado, na atividade de professores de Ensino Fundamental I de Escola Pública. Os objetivos foram: Identificar as características dTrabalho Qualificado pelo encontro da Excelência e da Ética nos professores de Ensino Fundamental; Analisar os elementos estabelecidos pelos professores como fatores de Ética e Excelência definidores de Trabalho Qualificado. A fundamentação teórica se baseia no pensamento expresso por Gardner, Csikszentmihalyi e Damon (2004) de modo que os princípios filosóficos norteadores de sua pesquisa sobre Trabalho Qualificado nos orientaram. A referida obra trata do Trabalho Qualificado de jornalistas e geneticistas, mas oferece uma estrutura adequada para pesquisas com outros profissionais. Os problemas alusivos à ética, tanto como estudo filosófico quanto na prática educacional, vêm sendo continuamente trabalhados por estudiosos de diversos campos, desde Aristóteles (384-322 a. C, 2009) até os autores contemporâneos (MARITAIN, 1959; MACINTYRE, 2001; SUCUPIRA LINS, 1997, 2000, 2003, 2004, 2005, 2007, 2013a, 2013b, 2013c, 2014, 2016). Decidimos pela mesma metodologia utilizada nas pesquisas sobre a atuação ética de profissionais altamente qualificados desenvolvidas pelos pesquisadores Gardner, Csikszentmihalyi e Damon (2004). A presente pesquisa dessa monografia é mista, ou seja, de cunho qualitativo, além da aplicação de questionários e entrevistas com os professores de uma turma de 4o ano do ensino fundamental de rede pública da cidade do Rio de Janeiro no ano de 2016. Para categorizar as informações obtidas na pesquisa, foi utilizada a proposta da obra “Análise de Conteúdo” de Laurence Bardin (2010). Os dados mostram que nossa hipótese foi confirmada e os objetivos atingidos. Concluímos que é preciso insistir na formação dos docentes para que haja Trabalho Qualificado, pois precisam tanto de um alto nível de Excelência na sua atividade docente quanto da Ética no que tange à prática das virtudes para que exerçam um Trabalho Qualificado. |
Palavras-chave: | Ética Docência Ensino fundamental |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 1-Jul-2017 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SANTOS, Amanda Ferreira Potyguara dos. Trabalho qualificado na docência do ensino fundamental: excelência e ética. 2017. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
APotyguara.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.