Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12720
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Uma experiência de estágio na “pior turma” da escola: uma análise sobre práticas docentes
Autor(es)/Inventor(es): Carvalho, Camila dos Santos de
Tutor: Rodrigues, Priscila Andrade Magalhães
Resumen: Este trabalho é oriundo de estudo de caso originado a partir de uma experiência de estágio obrigatório no ano de 2016, com uma turma de segundo ano do ensino médio em curso de formação de professores. Durante o estágio, foi percebido um cenário amplamente rotulador dos estudantes, no sentido de que os próprios alunos já aceitavam e passavam adiante “seus” rótulos. No entanto, pôde-se observar a prática diferenciada de uma professora que contribuiu para uma mudança de olhar desses alunos. Nesse sentido, nosso estudo busca compreender de que forma os rótulos recebidos por esses alunos, bem como as “desrotulações”, poderiam estar relacionadas às práticas dos professores. Nossos caminhos metodológicos partem da análise de três relatórios de estágio, à saber: um da autora e dois de colegas que estagiaram na mesma turma naquela ocasião; de um questionário online aplicado aos estudantes da turma em questão, no qual obtivemos 13 respondentes, e de uma entrevista com a professora. Não se trata de uma tentativa de comparar práticas, tampouco realizar julgamentos acerca da escola ou corpo docente, mas sim promover um estímulo ao diálogo e a reflexão acerca de questões importantes, no que se diz respeito ao cenário escolar de forma geral, uma vez que os próprios passaram a duvidar de suas capacidades e naturalizaram os estigmas que receberam. Bressoux (2003) nos auxilia na compreensão sobre os efeitos de alta/baixas expectativas de docentes sobre o desenvolvimento estudantil. Nossos resultados demonstram que a professora da turma, através de uma sensibilidade educativa, conseguiu interpretar o ambiente e buscou meios para interferir positivamente na autoestima daqueles jovens. Em mínimas situações a professora incentiva a turma, o que possibilitou que os alunos se sentissem encorajados, não só para o ano escolar, mas para a vida.
Materia: Programas de estágio
Prática de ensino
Estudantes do ensino médio
Autoestima
Estigmas
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : CARVALHO, Camila dos Santos de. Uma experiência de estágio na “pior turma” da escola: uma análise sobre práticas docentes. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CCarvalho.pdf205.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.