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dc.contributor.advisorCerdas, Luciene-
dc.contributor.authorGomes, Michele Rodrigues-
dc.date.accessioned2020-07-14T21:31:36Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:40Z-
dc.date.issued2019-12-
dc.identifier.citationGOMES, Michele Rodrigues. A leitura e a escrita na educação infantil: concepções e práticas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12731-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleA leitura e a escrita na educação infantil: concepções e práticaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta monografia é compreender, a partir do estudo de documentos oficiais, das leituras de autores e da análise da fala de uma professora, o que é importante no trabalho com a linguagem oral e escrita na educação infantil e o que têm revelado as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores no processo de ensino e aprendizagem. O estudo desenvolveu-se a partir de uma pesquisa qualitativa que teve como procedimentos de coleta de dados uma pesquisa bibliográfica pela análise dos documentos oficiais do Ministério da Educação no que se refere ao atendimento das crianças na educação infantil e através do estudo de autores que fundamentam as discussões sobre as especificidades desta etapa. Além disso, foi realizada uma entrevista com uma professora de educação infantil, a fim de entender o que seu discurso revela sobre suas práticas. Foram discutidos os conceitos sobre o trabalho com a leitura e escrita e as especificidades da educação infantil a luz de autores como: Corsino, Brandão e Rosa, Kramer, Soares, entre outros. Além disso, foram analisados os documentos oficiais do MEC e finalmente apresentados os resultados e análise das respostas da entrevista com a professora. A partir dessa pesquisa foi possível verificar que o trabalho com a leitura e escrita na educação infantil deve conter práticas que sejam significativas e adequadas respeitando as especificidades da infância. Evidenciam-se como eixos do trabalho do professor: as brincadeiras, as rotinas, a literatura e os projetos didáticos que subsidiem práticas que deem lugar à fala, escuta, pensamento e imaginação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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