Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12731
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A leitura e a escrita na educação infantil: concepções e práticas
Autor(es)/Inventor(es): Gomes, Michele Rodrigues
Orientador: Cerdas, Luciene
Resumo: O objetivo desta monografia é compreender, a partir do estudo de documentos oficiais, das leituras de autores e da análise da fala de uma professora, o que é importante no trabalho com a linguagem oral e escrita na educação infantil e o que têm revelado as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores no processo de ensino e aprendizagem. O estudo desenvolveu-se a partir de uma pesquisa qualitativa que teve como procedimentos de coleta de dados uma pesquisa bibliográfica pela análise dos documentos oficiais do Ministério da Educação no que se refere ao atendimento das crianças na educação infantil e através do estudo de autores que fundamentam as discussões sobre as especificidades desta etapa. Além disso, foi realizada uma entrevista com uma professora de educação infantil, a fim de entender o que seu discurso revela sobre suas práticas. Foram discutidos os conceitos sobre o trabalho com a leitura e escrita e as especificidades da educação infantil a luz de autores como: Corsino, Brandão e Rosa, Kramer, Soares, entre outros. Além disso, foram analisados os documentos oficiais do MEC e finalmente apresentados os resultados e análise das respostas da entrevista com a professora. A partir dessa pesquisa foi possível verificar que o trabalho com a leitura e escrita na educação infantil deve conter práticas que sejam significativas e adequadas respeitando as especificidades da infância. Evidenciam-se como eixos do trabalho do professor: as brincadeiras, as rotinas, a literatura e os projetos didáticos que subsidiem práticas que deem lugar à fala, escuta, pensamento e imaginação.
Palavras-chave: Educação infantil
Letramento
Alfabetização
Prática de ensino
Leitura
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GOMES, Michele Rodrigues. A leitura e a escrita na educação infantil: concepções e práticas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MGomes.pdf245.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.