Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12731
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A leitura e a escrita na educação infantil: concepções e práticas
Autor(es)/Inventor(es): Gomes, Michele Rodrigues
Tutor: Cerdas, Luciene
Resumen: O objetivo desta monografia é compreender, a partir do estudo de documentos oficiais, das leituras de autores e da análise da fala de uma professora, o que é importante no trabalho com a linguagem oral e escrita na educação infantil e o que têm revelado as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores no processo de ensino e aprendizagem. O estudo desenvolveu-se a partir de uma pesquisa qualitativa que teve como procedimentos de coleta de dados uma pesquisa bibliográfica pela análise dos documentos oficiais do Ministério da Educação no que se refere ao atendimento das crianças na educação infantil e através do estudo de autores que fundamentam as discussões sobre as especificidades desta etapa. Além disso, foi realizada uma entrevista com uma professora de educação infantil, a fim de entender o que seu discurso revela sobre suas práticas. Foram discutidos os conceitos sobre o trabalho com a leitura e escrita e as especificidades da educação infantil a luz de autores como: Corsino, Brandão e Rosa, Kramer, Soares, entre outros. Além disso, foram analisados os documentos oficiais do MEC e finalmente apresentados os resultados e análise das respostas da entrevista com a professora. A partir dessa pesquisa foi possível verificar que o trabalho com a leitura e escrita na educação infantil deve conter práticas que sejam significativas e adequadas respeitando as especificidades da infância. Evidenciam-se como eixos do trabalho do professor: as brincadeiras, as rotinas, a literatura e os projetos didáticos que subsidiem práticas que deem lugar à fala, escuta, pensamento e imaginação.
Materia: Educação infantil
Letramento
Alfabetização
Prática de ensino
Leitura
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : GOMES, Michele Rodrigues. A leitura e a escrita na educação infantil: concepções e práticas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MGomes.pdf245.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.