Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/12731
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | A leitura e a escrita na educação infantil: concepções e práticas |
Autor(es)/Inventor(es): | Gomes, Michele Rodrigues |
Tutor: | Cerdas, Luciene |
Resumen: | O objetivo desta monografia é compreender, a partir do estudo de documentos oficiais, das leituras de autores e da análise da fala de uma professora, o que é importante no trabalho com a linguagem oral e escrita na educação infantil e o que têm revelado as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores no processo de ensino e aprendizagem. O estudo desenvolveu-se a partir de uma pesquisa qualitativa que teve como procedimentos de coleta de dados uma pesquisa bibliográfica pela análise dos documentos oficiais do Ministério da Educação no que se refere ao atendimento das crianças na educação infantil e através do estudo de autores que fundamentam as discussões sobre as especificidades desta etapa. Além disso, foi realizada uma entrevista com uma professora de educação infantil, a fim de entender o que seu discurso revela sobre suas práticas. Foram discutidos os conceitos sobre o trabalho com a leitura e escrita e as especificidades da educação infantil a luz de autores como: Corsino, Brandão e Rosa, Kramer, Soares, entre outros. Além disso, foram analisados os documentos oficiais do MEC e finalmente apresentados os resultados e análise das respostas da entrevista com a professora. A partir dessa pesquisa foi possível verificar que o trabalho com a leitura e escrita na educação infantil deve conter práticas que sejam significativas e adequadas respeitando as especificidades da infância. Evidenciam-se como eixos do trabalho do professor: as brincadeiras, as rotinas, a literatura e os projetos didáticos que subsidiem práticas que deem lugar à fala, escuta, pensamento e imaginação. |
Materia: | Educação infantil Letramento Alfabetização Prática de ensino Leitura |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | dic-2019 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | GOMES, Michele Rodrigues. A leitura e a escrita na educação infantil: concepções e práticas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MGomes.pdf | 245.47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.