Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12733
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGiambiagi, Irene-
dc.contributor.authorSilva, Thaisa Cysneiros Arêas da-
dc.date.accessioned2020-07-14T22:02:42Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:40Z-
dc.date.issued2019-09-
dc.identifier.citationSILVA, Thaisa Cysneiros Arêas da. Escolarização de um aluno com transtorno do espectro autista no ensino regular: relato de experiência como mediadora em uma escola particular na zona oeste do Rio de Janeiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12733-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEscolas particularespt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleEscolarização de um aluno com transtorno do espectro autista no ensino regular: relato de experiência como mediadora em uma escola particular na zona oeste do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Cerdas, Luciene-
dc.contributor.referee2Ferreira, Sandra Amaral Barros-
dc.description.resumoA presente monografia consiste em um relato sobre a mediação escolar na inclusão de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular nos primeiros anos do ensino fundamental em uma escola particular regular na zona oeste do Rio de Janeiro. Situa-se inicialmente o contexto histórico e a evolução dos conceitos da inclusão escolar, sob o ângulo educacional e pedagógico. Explicitam-se os sintomas e as principais particularidades do Transtorno do Espectro Autista e seus princípios diagnósticos e ressalta-se o papel dos atores envolvidos no processo de escolarização de crianças com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Finalmente, são apresentados aspectos práticos da mediação escolar, por meio de um relato de experiência e analisam-se aspectos práticos da mediação escolar. Por último, reflete-se sobre o papel da mediação pedagógica na escolarização de crianças com TEA, e evidencia-se a importância do mediador para uma educação inclusiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TSilva.pdf323.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.