Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12733
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Giambiagi, Irene | - |
dc.contributor.author | Silva, Thaisa Cysneiros Arêas da | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-14T22:02:42Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:40Z | - |
dc.date.issued | 2019-09 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Thaisa Cysneiros Arêas da. Escolarização de um aluno com transtorno do espectro autista no ensino regular: relato de experiência como mediadora em uma escola particular na zona oeste do Rio de Janeiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12733 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Escolas particulares | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Mediação pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | Escolarização de um aluno com transtorno do espectro autista no ensino regular: relato de experiência como mediadora em uma escola particular na zona oeste do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cerdas, Luciene | - |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Sandra Amaral Barros | - |
dc.description.resumo | A presente monografia consiste em um relato sobre a mediação escolar na inclusão de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular nos primeiros anos do ensino fundamental em uma escola particular regular na zona oeste do Rio de Janeiro. Situa-se inicialmente o contexto histórico e a evolução dos conceitos da inclusão escolar, sob o ângulo educacional e pedagógico. Explicitam-se os sintomas e as principais particularidades do Transtorno do Espectro Autista e seus princípios diagnósticos e ressalta-se o papel dos atores envolvidos no processo de escolarização de crianças com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Finalmente, são apresentados aspectos práticos da mediação escolar, por meio de um relato de experiência e analisam-se aspectos práticos da mediação escolar. Por último, reflete-se sobre o papel da mediação pedagógica na escolarização de crianças com TEA, e evidencia-se a importância do mediador para uma educação inclusiva. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TSilva.pdf | 323.67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.