Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12733
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Escolarização de um aluno com transtorno do espectro autista no ensino regular: relato de experiência como mediadora em uma escola particular na zona oeste do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Silva, Thaisa Cysneiros Arêas da
Advisor: Giambiagi, Irene
Abstract: A presente monografia consiste em um relato sobre a mediação escolar na inclusão de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular nos primeiros anos do ensino fundamental em uma escola particular regular na zona oeste do Rio de Janeiro. Situa-se inicialmente o contexto histórico e a evolução dos conceitos da inclusão escolar, sob o ângulo educacional e pedagógico. Explicitam-se os sintomas e as principais particularidades do Transtorno do Espectro Autista e seus princípios diagnósticos e ressalta-se o papel dos atores envolvidos no processo de escolarização de crianças com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Finalmente, são apresentados aspectos práticos da mediação escolar, por meio de um relato de experiência e analisam-se aspectos práticos da mediação escolar. Por último, reflete-se sobre o papel da mediação pedagógica na escolarização de crianças com TEA, e evidencia-se a importância do mediador para uma educação inclusiva.
Keywords: Ensino fundamental
Escolas particulares
Transtorno do Espectro Autista
Autismo
Educação inclusiva
Educação especial
Mediação pedagógica
Prática pedagógica
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Sep-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Thaisa Cysneiros Arêas da. Escolarização de um aluno com transtorno do espectro autista no ensino regular: relato de experiência como mediadora em uma escola particular na zona oeste do Rio de Janeiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TSilva.pdf323.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.