Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12749
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A reforma trabalhista e seus impactos sobre o instituto da negociação coletiva na legislação brasileira do trabalho
Author(s)/Inventor(s): Escobar, João Vítor Freire
Advisor: Silva, Sayonara Grillo Coutinho Leonardo da
Abstract: A Negociação Coletiva é um preponderante instituto jurídico existente no Direito do Trabalho, visto historicamente por parte do sindicalismo brasileiro como mecanismo para a composição de normas autônomas mais benéficas aos trabalhadores. Em 2017, porém, a partir de uma reforma legislativa capitaneada por um governo carente de legitimidade, levado ao poder por um processo de impeachment conturbado e que implementava um modelo econômico de Estado diferente do que havia sido aprovado nas urnas três anos antes, alterouse o instituto jurídico representante da expressão da autonomia coletiva da vontade dos trabalhadores como parte de uma “modernização” das relações de trabalho em nosso país. Desta forma, este trabalho se propõe a analisar a conformidade da Lei 13.467/17 com as dimensões constitutivas e axiológicas da figura jurídica da Negociação Coletiva, à nível constitucional e internacional, bem como a realizar um levantamento de dados a partir de fontes secundárias, para entender se houve um estímulo ou desincentivo ao uso desse mecanismo jurídico após dois anos de entrada em vigência da referida Lei.
Keywords: Direito do Trabalho
Reforma Trabalhista
Negociação coletiva
Políticas de trabalho
Impactos
Labour Law
Labour Reform Law
Collective Bargain
Work policies
Impact
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ESCOBAR, João Vítor Freire. A reforma trabalhista e seus impactos sobre o instituto da negociação coletiva na legislação brasileira do trabalho. 2019. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JVFEscovar.pdf656,56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.