Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12770
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCerdas, Luciene-
dc.contributor.authorCastro, Ana Lúcia Amorim de-
dc.date.accessioned2020-07-16T18:02:02Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:11Z-
dc.date.issued2019-12-
dc.identifier.citationCASTRO, Ana Lúcia Amorim de. Práticas pedagógicas de alfabetização e ensino da leitura e escrita a partir das experiências com o PIBID . 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12770-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectIniciação à docênciapt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas de alfabetização e ensino da leitura e escrita a partir das experiências com o PIBIDpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz-
dc.contributor.referee2Tonácio, Glória de Melo-
dc.description.resumoEste trabalho analisa as práticas pedagógicas de alfabetização e ensino da leitura e escrita nas atividades dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, aplicadas durante a atuação numa escola municipal da cidade do Rio de Janeiro no ano de 2015. Tais atividades contribuíram para o processo de aprendizagem de crianças entre seis e sete anos de idade na fase inicial da escolarização básica. O referencial teórico da pesquisa pauta-se em alguns autores que tratam da alfabetização e ensino da leitura e escrita: Colello (2004, 2007 e 2014), Ferreiro (1986), Freire (2011), Kishimoto (1998 e 2002), Smolka (1988) e Soares (1985). O objetivo geral desta escrita concentra-se em: analisar as práticas pedagógicas de leitura e escrita, sob a ótica da concepção lúdica que norteou as ações dos bolsistas do PIBID no período que permaneceram na escola municipal. A metodologia de abordagem qualitativa que teve como instrumentos de pesquisa os relatórios produzidos pelos estudantes participantes do PIBID no ano de 2015, em turma do primeiro ano do ensino fundamental e das atividades propostas às crianças. A monografia evidencia a importância do conhecimento teórico para balizar as ações pedagógicas na aquisição do conhecimento, considerando as atuais perspectivas para o tema: alfabetizar letrando; a criança enquanto sujeito de direitos e aprendizagens inserida numa sociedade letrada; a alfabetização como processo discursivo; e a inclusão da cultura lúdica como princípio importante nessa etapa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACastro.pdf888.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.