Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/12770
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Práticas pedagógicas de alfabetização e ensino da leitura e escrita a partir das experiências com o PIBID |
Autor(es)/Inventor(es): | Castro, Ana Lúcia Amorim de |
Tutor: | Cerdas, Luciene |
Resumen: | Este trabalho analisa as práticas pedagógicas de alfabetização e ensino da leitura e escrita nas atividades dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, aplicadas durante a atuação numa escola municipal da cidade do Rio de Janeiro no ano de 2015. Tais atividades contribuíram para o processo de aprendizagem de crianças entre seis e sete anos de idade na fase inicial da escolarização básica. O referencial teórico da pesquisa pauta-se em alguns autores que tratam da alfabetização e ensino da leitura e escrita: Colello (2004, 2007 e 2014), Ferreiro (1986), Freire (2011), Kishimoto (1998 e 2002), Smolka (1988) e Soares (1985). O objetivo geral desta escrita concentra-se em: analisar as práticas pedagógicas de leitura e escrita, sob a ótica da concepção lúdica que norteou as ações dos bolsistas do PIBID no período que permaneceram na escola municipal. A metodologia de abordagem qualitativa que teve como instrumentos de pesquisa os relatórios produzidos pelos estudantes participantes do PIBID no ano de 2015, em turma do primeiro ano do ensino fundamental e das atividades propostas às crianças. A monografia evidencia a importância do conhecimento teórico para balizar as ações pedagógicas na aquisição do conhecimento, considerando as atuais perspectivas para o tema: alfabetizar letrando; a criança enquanto sujeito de direitos e aprendizagens inserida numa sociedade letrada; a alfabetização como processo discursivo; e a inclusão da cultura lúdica como princípio importante nessa etapa. |
Materia: | Ensino fundamental Alfabetização Leitura Letramento Prática pedagógica Ludicidade Iniciação à docência |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | dic-2019 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | CASTRO, Ana Lúcia Amorim de. Práticas pedagógicas de alfabetização e ensino da leitura e escrita a partir das experiências com o PIBID . 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ACastro.pdf | 888.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.