Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/12770
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | Práticas pedagógicas de alfabetização e ensino da leitura e escrita a partir das experiências com o PIBID |
| Autor(es)/Inventor(es): | Castro, Ana Lúcia Amorim de |
| Orientador: | Cerdas, Luciene |
| Resumo: | Este trabalho analisa as práticas pedagógicas de alfabetização e ensino da leitura e escrita nas atividades dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, aplicadas durante a atuação numa escola municipal da cidade do Rio de Janeiro no ano de 2015. Tais atividades contribuíram para o processo de aprendizagem de crianças entre seis e sete anos de idade na fase inicial da escolarização básica. O referencial teórico da pesquisa pauta-se em alguns autores que tratam da alfabetização e ensino da leitura e escrita: Colello (2004, 2007 e 2014), Ferreiro (1986), Freire (2011), Kishimoto (1998 e 2002), Smolka (1988) e Soares (1985). O objetivo geral desta escrita concentra-se em: analisar as práticas pedagógicas de leitura e escrita, sob a ótica da concepção lúdica que norteou as ações dos bolsistas do PIBID no período que permaneceram na escola municipal. A metodologia de abordagem qualitativa que teve como instrumentos de pesquisa os relatórios produzidos pelos estudantes participantes do PIBID no ano de 2015, em turma do primeiro ano do ensino fundamental e das atividades propostas às crianças. A monografia evidencia a importância do conhecimento teórico para balizar as ações pedagógicas na aquisição do conhecimento, considerando as atuais perspectivas para o tema: alfabetizar letrando; a criança enquanto sujeito de direitos e aprendizagens inserida numa sociedade letrada; a alfabetização como processo discursivo; e a inclusão da cultura lúdica como princípio importante nessa etapa. |
| Palavras-chave: | Ensino fundamental Alfabetização Leitura Letramento Prática pedagógica Ludicidade Iniciação à docência |
| Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | Dez-2019 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Citação: | CASTRO, Ana Lúcia Amorim de. Práticas pedagógicas de alfabetização e ensino da leitura e escrita a partir das experiências com o PIBID . 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ACastro.pdf | 888.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.