Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1279
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O desenvolvimento do branded content na TV por assinatura no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Freire, Luiz Fernando Sahb
Lopes, Jefferson Carrasco Teixeira
Orientador: Cardoso, Monica Machado
Resumo: Este trabalho traça um panorama do binômio consumo-publicidade em suas três fases históricas para, então, compreender a relevância do formato branded content, na lógica publicitária do século XXI. Entende-se o branded content, nomeado também como advertainment, como um formato de publicidade em que a marca é inserida em um programa de entretenimento de modo que ela seja, de maneira orgânica e irreversível, uma das protagonistas da história contada. Será analisado o branded content na TV por assinatura no Brasil, por ser um mercado extremamente recente e que apresenta um alto potencial na esfera brasileira de entretenimento televisivo. Para tanto, mostra-se a evolução deste novo mercado, do surgimento dos primeiros canais a cabo à construção de empresas programadoras e produtoras de conteúdo. Em seguida o formato é investigado por meio da utilização de teorias de marketing, comunicação, antropologia e sociologia, além de opiniões de profissionais do mercado. Busca-se compreender a posição do formato branded content no mercado da TV por assinatura no Brasil e problematizar a sua atuação, evidenciando aspectos positivos e negativos. Com isso, este trabalho pretende unir academia e mercado, tornando-se uma análise teórica dessa ferramenta de publicidade, como também um manual prático que oriente alunos e estudiosos do tema ao mostrar o movimento contemporâneo do mercado publicitário na TV por assinatura brasileira.
Palavras-chave: TV por assinatura
Canal
Branded content
Tecnologia
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 4-Mar-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FREIRE, Luiz Fernando Sahb ; LOPES, Jefferson Carrasco Teixeira. O desenvolvimento do branded content na TV por assinatura no Brasil. 2013. 134f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LFSFreire.pdf2.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.