Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12892
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorArenhart, Deise-
dc.contributor.authorAraujo, Caroline Paduam Silva de-
dc.date.accessioned2020-08-11T19:32:13Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:13Z-
dc.date.issued2017-12-10-
dc.identifier.citationARAUJO, Caroline Paduam Silva de. A brincadeira na construção das relações sociais na infância. 2017. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12892-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleA brincadeira na construção das relações sociais na infânciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho procura investigar a importância da brincadeira na educação infantil, especialmente, para o desenvolvimento das relações sociais das crianças e a formação das culturas infantis. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, na qual busquei trazer contribuições do campo da psicologia, com Vigotski, e da Sociologia da Infância, com autores como Sarmento, Borba, Corsaro, ente outros. Assim, o estudo indica que a brincadeira é o espaço privilegiado de interações sociais entre as crianças, na qual elas contribuem umas com as outras no processo de desenvolvimento infantil, bem como criam regras, rotinas, significados, culturas que as faz construir um sentimento de pertença a um grupo de pares. Por esse processo, reproduzem a cultura, ao mesmo tempo em que a reinventam.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.relation.referencesARENHART, Deise e GUIMARÃES, Daniela. Entre a Psicologia Histórico-Cultural e a Sociologia da Infância: Educação Infantil, Brincadeira e Humanização. (s/d, mimeo). ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.pt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAraujo.pdf292.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.