Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12892
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Arenhart, Deise | - |
dc.contributor.author | Araujo, Caroline Paduam Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-11T19:32:13Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:13Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-10 | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Caroline Paduam Silva de. A brincadeira na construção das relações sociais na infância. 2017. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12892 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | A brincadeira na construção das relações sociais na infância | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho procura investigar a importância da brincadeira na educação infantil, especialmente, para o desenvolvimento das relações sociais das crianças e a formação das culturas infantis. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, na qual busquei trazer contribuições do campo da psicologia, com Vigotski, e da Sociologia da Infância, com autores como Sarmento, Borba, Corsaro, ente outros. Assim, o estudo indica que a brincadeira é o espaço privilegiado de interações sociais entre as crianças, na qual elas contribuem umas com as outras no processo de desenvolvimento infantil, bem como criam regras, rotinas, significados, culturas que as faz construir um sentimento de pertença a um grupo de pares. Por esse processo, reproduzem a cultura, ao mesmo tempo em que a reinventam. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.relation.references | ARENHART, Deise e GUIMARÃES, Daniela. Entre a Psicologia Histórico-Cultural e a Sociologia da Infância: Educação Infantil, Brincadeira e Humanização. (s/d, mimeo). ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973. | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CAraujo.pdf | 292.19 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.