Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/12892
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | A brincadeira na construção das relações sociais na infância |
Autor(es)/Inventor(es): | Araujo, Caroline Paduam Silva de |
Tutor: | Arenhart, Deise |
Resumen: | O presente trabalho procura investigar a importância da brincadeira na educação infantil, especialmente, para o desenvolvimento das relações sociais das crianças e a formação das culturas infantis. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, na qual busquei trazer contribuições do campo da psicologia, com Vigotski, e da Sociologia da Infância, com autores como Sarmento, Borba, Corsaro, ente outros. Assim, o estudo indica que a brincadeira é o espaço privilegiado de interações sociais entre as crianças, na qual elas contribuem umas com as outras no processo de desenvolvimento infantil, bem como criam regras, rotinas, significados, culturas que as faz construir um sentimento de pertença a um grupo de pares. Por esse processo, reproduzem a cultura, ao mesmo tempo em que a reinventam. |
Materia: | Brincadeiras Educação infantil |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 10-dic-2017 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | ARAUJO, Caroline Paduam Silva de. A brincadeira na construção das relações sociais na infância. 2017. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAraujo.pdf | 292.19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.