Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12893
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dc.contributor.advisorFernández, Silvina Julia-
dc.contributor.authorCarvalho, Erika Santos Wergles de-
dc.date.accessioned2020-08-11T19:47:42Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:13Z-
dc.date.issued2017-05-10-
dc.identifier.citationCARVALHO, Erika Santos Wergles. A contribuição do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) na formação docente para os anos iniciais do ensino fundamental.2017. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12893-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.titleA contribuição do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) na formação docente para os anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4031711541635511pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se de uma investigação e análise monográfica para evidenciar possíveis contribuições do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação do pedagogo docente no nível da graduação ou formação inicial, utilizando como metodologia de pesquisa questionários, entrevista, artigos e textos. Assim, inicialmente, buscamos esclarecer como se deu a formação de professores no nosso país, as escolas normais, a organização dos cursos de Pedagogia, a democratização escolar e a necessidade de mão de obra, assim como formação generalista do pedagogo docente. Procurou-se compreender, também, o que é política pública e política educacional, sendo que política pública é o ato de administrar ações relativas à população, diferenciando estado e governo e fundamentando que a formação de professores faz parte da política pública educacional, assim como o programa em questão que é um programa educacional. A partir desta compreensão, analisamos o programa em foco: qual a sua finalidade, quando e como começou e de que forma foi ampliado até contemplar o curso de Pedagogia. Será que esse programa traz alguma contribuição para a formação do pedagogo docente? Buscando responder essa pergunta, analisamos nos discursos não somente das pibidianas da UFRJ, mas também das professoras supervisoras e coordenadora, o retorno que identificam. Pode-se dizer que, além dos relatos dos componentes do programa na Faculdade de Educação, subprojeto Pedagogia, como nos artigos, textos e entrevistas encontramos que o programa se mostra mais que um apoio ou auxilio na formação do docente, contribuindo com grande diferencial para atuação profissional dos pedagogos. Nesse sentido, todos os dados colhidos afirmam a necessidade de continuar a existência do programa diante os moldes de formação que temos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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