Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/12893
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A contribuição do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) na formação docente para os anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es)/Inventor(es): | Carvalho, Erika Santos Wergles de |
Orientador: | Fernández, Silvina Julia |
Resumo: | O presente trabalho trata-se de uma investigação e análise monográfica para evidenciar possíveis contribuições do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação do pedagogo docente no nível da graduação ou formação inicial, utilizando como metodologia de pesquisa questionários, entrevista, artigos e textos. Assim, inicialmente, buscamos esclarecer como se deu a formação de professores no nosso país, as escolas normais, a organização dos cursos de Pedagogia, a democratização escolar e a necessidade de mão de obra, assim como formação generalista do pedagogo docente. Procurou-se compreender, também, o que é política pública e política educacional, sendo que política pública é o ato de administrar ações relativas à população, diferenciando estado e governo e fundamentando que a formação de professores faz parte da política pública educacional, assim como o programa em questão que é um programa educacional. A partir desta compreensão, analisamos o programa em foco: qual a sua finalidade, quando e como começou e de que forma foi ampliado até contemplar o curso de Pedagogia. Será que esse programa traz alguma contribuição para a formação do pedagogo docente? Buscando responder essa pergunta, analisamos nos discursos não somente das pibidianas da UFRJ, mas também das professoras supervisoras e coordenadora, o retorno que identificam. Pode-se dizer que, além dos relatos dos componentes do programa na Faculdade de Educação, subprojeto Pedagogia, como nos artigos, textos e entrevistas encontramos que o programa se mostra mais que um apoio ou auxilio na formação do docente, contribuindo com grande diferencial para atuação profissional dos pedagogos. Nesse sentido, todos os dados colhidos afirmam a necessidade de continuar a existência do programa diante os moldes de formação que temos. |
Palavras-chave: | Pedagogia Formação de professores PIBID |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 10-Mai-2017 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | CARVALHO, Erika Santos Wergles. A contribuição do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) na formação docente para os anos iniciais do ensino fundamental.2017. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ECARVALHO.pdf | 712.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.