Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12893
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A contribuição do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) na formação docente para os anos iniciais do ensino fundamental
Author(s)/Inventor(s): Carvalho, Erika Santos Wergles de
Advisor: Fernández, Silvina Julia
Abstract: O presente trabalho trata-se de uma investigação e análise monográfica para evidenciar possíveis contribuições do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação do pedagogo docente no nível da graduação ou formação inicial, utilizando como metodologia de pesquisa questionários, entrevista, artigos e textos. Assim, inicialmente, buscamos esclarecer como se deu a formação de professores no nosso país, as escolas normais, a organização dos cursos de Pedagogia, a democratização escolar e a necessidade de mão de obra, assim como formação generalista do pedagogo docente. Procurou-se compreender, também, o que é política pública e política educacional, sendo que política pública é o ato de administrar ações relativas à população, diferenciando estado e governo e fundamentando que a formação de professores faz parte da política pública educacional, assim como o programa em questão que é um programa educacional. A partir desta compreensão, analisamos o programa em foco: qual a sua finalidade, quando e como começou e de que forma foi ampliado até contemplar o curso de Pedagogia. Será que esse programa traz alguma contribuição para a formação do pedagogo docente? Buscando responder essa pergunta, analisamos nos discursos não somente das pibidianas da UFRJ, mas também das professoras supervisoras e coordenadora, o retorno que identificam. Pode-se dizer que, além dos relatos dos componentes do programa na Faculdade de Educação, subprojeto Pedagogia, como nos artigos, textos e entrevistas encontramos que o programa se mostra mais que um apoio ou auxilio na formação do docente, contribuindo com grande diferencial para atuação profissional dos pedagogos. Nesse sentido, todos os dados colhidos afirmam a necessidade de continuar a existência do programa diante os moldes de formação que temos.
Keywords: Pedagogia
Formação de professores
PIBID
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 10-May-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CARVALHO, Erika Santos Wergles. A contribuição do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) na formação docente para os anos iniciais do ensino fundamental.2017. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ECARVALHO.pdf712.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.