Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12911
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rosistolato, Rodrigo Pereira da Rocha | - |
dc.contributor.author | Silva, Vânia Maria de Carvalho e | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-14T00:42:14Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:13Z | - |
dc.date.issued | 2017-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Vania Maria de Carvalho e. O Debate sobre homeschooling no Brasil: organizações da sociedade civil e tentativas de regulamentação. 2017. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12911 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Homeschooling | pt_BR |
dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino básico domiciliar | pt_BR |
dc.title | O debate bate sobre homeschooling no Brasil : organizações da sociedade civil e tentativas de regulamentação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Prado, Ana Pires do | - |
dc.contributor.referee2 | Soares, Antônio Jorge Gonçalves | - |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo analisar o debate sobre Ensino em Casa no Brasil, buscando conhecer quem são os legisladores, quais os argumentos a favor e contra apresentados nas tentativas de legalização da prática no Poder Legislativo, bem como em processos jurídicos que as famílias vêm enfrentando. O trabalho apresenta uma descrição histórica do (re)surgimento do Ensino em Casa nos Estados Unidos e aponta o crescimento da prática no Brasil. A fim de explicar o debate, descreve a produção acadêmica brasileira sobre o tema, e a ANED (organização na sociedade civil) e seus argumentos. Através de uma linha de tempo que se inicia na década de 1990, apresenta o histórico dos projetos de lei e de decisões judiciais, buscando identificar os enfrentamentos e defesas para a regularização da prática no Brasil. A pesquisa nos leva a concluir que o Ensino em Casa é um fenômeno crescente no país, que busca maior segurança na legislação a fim de se constituir como opção educacional às famílias que por ele se interessem, como opção educacional para suprir o direito à educação de suas crianças e adolescentes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VSilva.pdf | 623.02 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.