Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/12912
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | A educação para jovens e adultos como um direito |
Autor(es)/Inventor(es): | Santos, Verônica Souza |
Tutor: | Gawryszewski, Bruno |
Resumen: | Em análise da legislação pertinente a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a fim de compreender a EJA como um Direito educacional da população jovem e adulta que não concluíram a educação básica expressa pela legislação educacional, perpassando por elementos históricos sociais e políticos e económicos, trata-se de um pesquisade cunho bibliográfico elaborado a partir da legislação específica e de produções acadêmicas sobre essa temática. O objetivo deste estudo é aprofundar a compreensão sobre a modalidade de ensino e sua configuração política e jurídica, pois intenta-se elucidar sua constituição como direito. Nesse contexto, considerações referentes ao Direito e a educação enquanto um direito foi desenvolvido sob ótica da legislação como núcleo. Para tanto, empreendeu-se estudo documental trazendo como aporte legislações educacionais, sobretudo a Constituição Federal (1988), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), o Parecer CNE/CEB 11/2000 e os dois Planos Nacionais de Educação no século XXI. Conjuntamente realizou-se estudo bibliográfico em que inicialmente se encaminhou para formulação global da pesquisa a compreender a noção de direito e seus princípios básicos. A seguir, expõe o contexto e a trajetória histórica da EJA no Brasil, discutindo as relações complexas em que o ensino básico para jovens e adultos e as implicações político-pedagógicas presentes na modalidade de ensino. Como politica pública, a bibliografia utilizada aponta a “juvenilização” e o tecnicismo imposto às políticas públicas educacionais para a população jovem e adulta e as consequências desse processo na modalidade de ensino, atentando-se também a dados atuais, destacando à compreensão sobre a importância de ressaltar o sentido político e jurídico da EJA como instrumento a serviço da cidadania e da modificação social e humana. |
Materia: | Educação de jovens e adultos Direito à educação Política educacional |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | dic-2017 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | SANTOS, Verônica Souza . A educação para jovens e adultos como um direito. 2017. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
VSantos.pdf | 285.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.