Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12912
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGawryszewski, Bruno-
dc.contributor.authorSantos, Verônica Souza-
dc.date.accessioned2020-08-14T00:48:51Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:13Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Verônica Souza . A educação para jovens e adultos como um direito. 2017. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12912-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.titleA educação para jovens e adultos como um direitopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoEm análise da legislação pertinente a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a fim de compreender a EJA como um Direito educacional da população jovem e adulta que não concluíram a educação básica expressa pela legislação educacional, perpassando por elementos históricos sociais e políticos e económicos, trata-se de um pesquisade cunho bibliográfico elaborado a partir da legislação específica e de produções acadêmicas sobre essa temática. O objetivo deste estudo é aprofundar a compreensão sobre a modalidade de ensino e sua configuração política e jurídica, pois intenta-se elucidar sua constituição como direito. Nesse contexto, considerações referentes ao Direito e a educação enquanto um direito foi desenvolvido sob ótica da legislação como núcleo. Para tanto, empreendeu-se estudo documental trazendo como aporte legislações educacionais, sobretudo a Constituição Federal (1988), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), o Parecer CNE/CEB 11/2000 e os dois Planos Nacionais de Educação no século XXI. Conjuntamente realizou-se estudo bibliográfico em que inicialmente se encaminhou para formulação global da pesquisa a compreender a noção de direito e seus princípios básicos. A seguir, expõe o contexto e a trajetória histórica da EJA no Brasil, discutindo as relações complexas em que o ensino básico para jovens e adultos e as implicações político-pedagógicas presentes na modalidade de ensino. Como politica pública, a bibliografia utilizada aponta a “juvenilização” e o tecnicismo imposto às políticas públicas educacionais para a população jovem e adulta e as consequências desse processo na modalidade de ensino, atentando-se também a dados atuais, destacando à compreensão sobre a importância de ressaltar o sentido político e jurídico da EJA como instrumento a serviço da cidadania e da modificação social e humana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VSantos.pdf285.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.