???jsp.version.notice.new_version_head???
???jsp.version.notice.new_version_help???11422/12914
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12914.1
Type: | Folheto |
Title: | Suporte ao ensino remoto: metodologias ativas de aprendizagem e avaliação formativa |
Author(s)/Inventor(s): | Pereira, Carlos Alexandre Rodrigues Araújo, Fernanda Santos Brito Júnior, Gilmar Constantino de Oliveira, Kassianne Melo de Santos, Norma Alves de Sales Passos, Renan Vieira Marques de Souza |
Abstract: | A possibilidade de retorno às atividades de ensino ainda durante o distanciamento social imposto pela COVID-19 demandou a articulação da comunidade acadêmica para aprimorar os recursos tecnológicos necessários ao ensino remoto e a discussão sobre as metodologias de aprendizagem mais adequadas e como seriam as avaliações nesse período em que o contato presencial, fator indispensável para metodologias tradicionais de ensino e de avaliação da aprendizagem, fica impossibilitado. No NIDES foi criada uma comissão composta por professores, técnicos e estudantes, com o intuito de facilitar o processo de ensino remoto que está sendo implementado tanto para as disciplinas de graduação quanto de pós-graduação oferecidas pelo núcleo. Esta cartilha apresenta algumas orientações aos professores sobre metodologias ativas de aprendizagem e formas de avaliação e foi elaborada com o objetivo de facilitar o planejamento das disciplinas que serão oferecidas durante o período letivo excepcional. |
Keywords: | Metodologia ativa de aprendizagem Avaliação formativa Planejamento do currículo Ensino remoto Avaliação de aprendizagem |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Production unit: | Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social |
Issue Date: | 31-Jul-2020 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | PEREIRA, Carlos Alexandre Rodrigues et al. Suporte ao ensino remoto: metodologias ativas de aprendizagem e avaliação formativa. Rio de Janeiro: UFRJ, Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social, 2020. 57 p. |
Appears in Collections: | Engenharias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SUPORTE AO ENSINO REMOTO revisado 2.pdf | 694.53 kB | Adobe PDF | View/Open |
???jsp.version.history.head2???
???jsp.version.history.column1??? | ???jsp.version.history.column2??? | ???jsp.version.history.column3??? | ???jsp.version.history.column4??? | ???jsp.version.history.column5??? |
---|---|---|---|---|
2 | 11422/12914 | Miguel R. Amorim Neto | 2020-10-19 22:18:47.998 | Revisada e ampliada. |
1 | 11422/12914.1 | Carlos Pereira | 2020-08-13 22:00:18.0 |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.