Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/12916
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Professora, é continha de quê? |
Autor(es)/Inventor(es): | Fernandes, Fernanda Pessoa |
Tutor: | Oliveira, Ana Teresa de Carvalho Correa de |
Resumen: | Esta monografia apresenta uma investigação da própria prática em aulas de Matemática com a utilização da resolução de problemas como recurso. A pesquisa foi realizada em uma turma de 5o ano de uma escola pública da cidade de Duque de Caxias (RJ). Teve por objetivo analisar os saberes mobilizados e apropriados pelos alunos ao desenvolver estratégias pessoais para resolver problemas e identificar o papel da mediação da professora-pesquisadora. A análise baseou-se em episódios narrados que enfatizam a mediação e a mediação da professora-pesquisadora diante das resoluções dos alunos durante as aulas de matemática na turma. Como conclusão percebemos a importância das trocas entre os alunos e entre esses e a professora. E a análise das respostas e dos erros como forma de desestabilizar conceitos para desencadear processos reflexivos e assimilativos. |
Materia: | Educação matemática Educação infantil Resolução de problema |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 10-may-2017 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | Fernandes, Fernanda Pessoa. Professora, é continha de quê?. 2017. 74 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FFernandes.pdf | 1.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.