Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12918
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Maia, Maria Vitória Campos Mamede | - |
dc.contributor.author | Siqueira, Thamires de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-14T01:23:54Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:13Z | - |
dc.date.issued | 2017-12 | - |
dc.identifier.citation | SIQUEIRA, Thamires de Souza. Reflexões sobre a mediação e o entrelace de saberes pedagógicos e psicopedagógicos. 2017. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12918 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Psicopedagogia | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre a mediação e o entrelace de saberes pedagógicos e psicopedagógicos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cunha, Regina Céli Oliveira da | - |
dc.contributor.referee2 | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.contributor.referee3 | Coimbra, Silvia | - |
dc.contributor.referee4 | Aguiar, Jonathan | - |
dc.description.resumo | A presente monografia tem o objetivo de analisar como os conhecimentos pedagógicos e psicopedagógicos influenciaram no processo de mediação escolar de um aluno diagnosticado dentro do transtorno do espectro autista (TEA). Buscarei responder qual é a importância da mediação escolar, por que por meio do trabalho em conjunto com a família, equipe terapêutica e comunidade escolar, o mediado conseguiu desenvolver a aprendizagem. A pesquisa realizada é qualitativa, do tipo história de vida. Foi realizada uma entrevista semiestruturada, análise documental e observações realizadas no campo da pesquisa. As observações ocorreram em uma escola particular (regular) do Rio de Janeiro. A partir do material coletado na presente pesquisa, que são os balizadores para a análise dos resultados, realizei uma reflexão de como a minha ação de mediadora escolar influenciou no processo escolar do aluno em questão. Como referencial teórico, na área de conhecimento da Psicopedagogia, deste trabalho foi utilizada a obra de Fernández (2001), pois com este referencial teórico obtive respostas aos meus questionamentos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TSiqueira.pdf | 716.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.