Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12918
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMaia, Maria Vitória Campos Mamede-
dc.contributor.authorSiqueira, Thamires de Souza-
dc.date.accessioned2020-08-14T01:23:54Z-
dc.date.available2020-08-15T03:00:17Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Thamires de Souza. Reflexões sobre a mediação e o entrelace de saberes pedagógicos e psicopedagógicos. 2017. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12918-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.titleReflexões sobre a mediação e o entrelace de saberes pedagógicos e psicopedagógicospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Regina Céli Oliveira da-
dc.contributor.referee2Scofano, Reuber Gerbassi-
dc.contributor.referee3Coimbra, Silvia-
dc.contributor.referee4Aguiar, Jonathan-
dc.description.resumoA presente monografia tem o objetivo de analisar como os conhecimentos pedagógicos e psicopedagógicos influenciaram no processo de mediação escolar de um aluno diagnosticado dentro do transtorno do espectro autista (TEA). Buscarei responder qual é a importância da mediação escolar, por que por meio do trabalho em conjunto com a família, equipe terapêutica e comunidade escolar, o mediado conseguiu desenvolver a aprendizagem. A pesquisa realizada é qualitativa, do tipo história de vida. Foi realizada uma entrevista semiestruturada, análise documental e observações realizadas no campo da pesquisa. As observações ocorreram em uma escola particular (regular) do Rio de Janeiro. A partir do material coletado na presente pesquisa, que são os balizadores para a análise dos resultados, realizei uma reflexão de como a minha ação de mediadora escolar influenciou no processo escolar do aluno em questão. Como referencial teórico, na área de conhecimento da Psicopedagogia, deste trabalho foi utilizada a obra de Fernández (2001), pois com este referencial teórico obtive respostas aos meus questionamentos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TSiqueira.pdf716,75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.