Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12918
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Reflexões sobre a mediação e o entrelace de saberes pedagógicos e psicopedagógicos
Autor(es)/Inventor(es): Siqueira, Thamires de Souza
Tutor: Maia, Maria Vitória Campos Mamede
Resumen: A presente monografia tem o objetivo de analisar como os conhecimentos pedagógicos e psicopedagógicos influenciaram no processo de mediação escolar de um aluno diagnosticado dentro do transtorno do espectro autista (TEA). Buscarei responder qual é a importância da mediação escolar, por que por meio do trabalho em conjunto com a família, equipe terapêutica e comunidade escolar, o mediado conseguiu desenvolver a aprendizagem. A pesquisa realizada é qualitativa, do tipo história de vida. Foi realizada uma entrevista semiestruturada, análise documental e observações realizadas no campo da pesquisa. As observações ocorreram em uma escola particular (regular) do Rio de Janeiro. A partir do material coletado na presente pesquisa, que são os balizadores para a análise dos resultados, realizei uma reflexão de como a minha ação de mediadora escolar influenciou no processo escolar do aluno em questão. Como referencial teórico, na área de conhecimento da Psicopedagogia, deste trabalho foi utilizada a obra de Fernández (2001), pois com este referencial teórico obtive respostas aos meus questionamentos.
Materia: Educação inclusiva
Autismo
Aprendizagem
Psicopedagogia
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SIQUEIRA, Thamires de Souza. Reflexões sobre a mediação e o entrelace de saberes pedagógicos e psicopedagógicos. 2017. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,2017.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TSiqueira.pdf716.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.