Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12936
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Saúde do homem e atenção primária na perspectiva da integralidade
Autor(es)/Inventor(es): Mello, Priscila de Carvalho
Orientador: Silva, Neide Emy Kurokawa e
Coorientador: Paro, César Augusto
Resumo: O presente trabalho busca verificar como a literatura científica tem abordado a integralidade quando se trata da saúde do homem na atenção primária. Portanto foi feita uma pesquisa bibliográfica em diferentes bases da literatura científica brasileira sobre saúde, visando analisar o que se tem produzido acerca dessa temática e se abordam ou não a integralidade e como abordaram. Também foi feita uma contextualização do tema, onde foram abordados gênero e masculinidades; homem, saúde e cuidado; relação do homem com a atenção primária; a Política Nacional de Saúde Integral do Homem; e a integralidade em si. Após isso foi feita uma categorização de todos os achados segundo os sentidos da integralidade de Ruben Mattos, a saber, a integralidade como traço da boa medicina, a integralidade como organização das práticas e a integralidade como respostas governamentais a problemas específicos de saúde. Os achados mostraram que a promoção da integralidade voltada para a população masculina ainda é um desafio e são vários os contextos que dificultam sua apreensão, sendo necessários esforços para se alcançar a integralidade no âmbito da saúde do homem.
Palavras-chave: Saúde do homem
Integralidade em saúde
Atenção primária à saúde
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::MEDICINA PREVENTIVA
Unidade produtora: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 9-Fev-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MELLO, Priscila de Carvalho. Saúde do homem e atenção primária na perspectiva da integralidade. 2017. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PCMello.pdf325.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.