Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12938
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBaroni, Patrícia-
dc.contributor.authorMota, Beatriz Rosária da-
dc.date.accessioned2020-08-14T19:43:17Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:13Z-
dc.date.issued2020-03-
dc.identifier.citationMOTA, Beatriz Rosária da. A ludicidade como potência no processo de alfabetização no ensino fundamental . 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12938-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.titleA ludicidade como potência no processo de alfabetização no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Conceição, Deise Guilhermina da-
dc.contributor.referee2Santos, Núbia de Oliveira-
dc.description.resumoEste trabalho analisa os reflexos das propostas pedagógicas lúdicas na alfabetização numa turma de terceiro ano de escolaridade do ensino fundamental de uma escola municipal do Rio de Janeiro. Para tanto, as questões da pesquisa foram: qual a importância do brincar e do jogo no processo de alfabetização? Como a utilização dos jogos e das brincadeiras podem auxiliar a prática docente? O objetivo geral é refletir sobre a potência da ludicidade no processo de alfabetização das crianças, tendo em vista o desenvolvimento pleno delas em seus principais aspectos: cognitivo, afetivo, físico e social. A metodologia utilizada para este trabalho é de cunho bibliográfico, conjugada com uma pesquisa de campo realizada no estágio supervisionado na Escola Municipal Cícero Penna, localizada em Copacabana, região da zona sul da cidade do Rio de Janeiro, onde foi possível verificar de forma mais detalhada o uso de ferramentas pedagógicas de caráter lúdico no cotidiano da escola. A escola é uma instituição que possui a função social de ofertar conhecimentos sistematizados aos estudantes, e nos anos iniciais do ensino fundamental, dedica-se em especial ao desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. Como conclusões deste estudo foi possível perceber que o brincar não se faz presente no cotidiano das crianças dentro da escola. As exigências hierarquicamente feitas as escolas, diminui as possibilidades de autonomia no trabalho docente. Além disso, foi possível perceber também que, ao enredar práticas lúdicas e ensino sistematizado, o processo de alfabetização acontece de forma mais natural para as crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BMota.pdf590.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.