Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12938
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A ludicidade como potência no processo de alfabetização no ensino fundamental
Autor(es)/Inventor(es): Mota, Beatriz Rosária da
Tutor: Baroni, Patrícia
Resumen: Este trabalho analisa os reflexos das propostas pedagógicas lúdicas na alfabetização numa turma de terceiro ano de escolaridade do ensino fundamental de uma escola municipal do Rio de Janeiro. Para tanto, as questões da pesquisa foram: qual a importância do brincar e do jogo no processo de alfabetização? Como a utilização dos jogos e das brincadeiras podem auxiliar a prática docente? O objetivo geral é refletir sobre a potência da ludicidade no processo de alfabetização das crianças, tendo em vista o desenvolvimento pleno delas em seus principais aspectos: cognitivo, afetivo, físico e social. A metodologia utilizada para este trabalho é de cunho bibliográfico, conjugada com uma pesquisa de campo realizada no estágio supervisionado na Escola Municipal Cícero Penna, localizada em Copacabana, região da zona sul da cidade do Rio de Janeiro, onde foi possível verificar de forma mais detalhada o uso de ferramentas pedagógicas de caráter lúdico no cotidiano da escola. A escola é uma instituição que possui a função social de ofertar conhecimentos sistematizados aos estudantes, e nos anos iniciais do ensino fundamental, dedica-se em especial ao desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. Como conclusões deste estudo foi possível perceber que o brincar não se faz presente no cotidiano das crianças dentro da escola. As exigências hierarquicamente feitas as escolas, diminui as possibilidades de autonomia no trabalho docente. Além disso, foi possível perceber também que, ao enredar práticas lúdicas e ensino sistematizado, o processo de alfabetização acontece de forma mais natural para as crianças.
Materia: Ludicidade
Brincadeiras
Alfabetização
Prática pedagógica
Ensino fundamental
Escola pública
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: mar-2020
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MOTA, Beatriz Rosária da. A ludicidade como potência no processo de alfabetização no ensino fundamental . 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BMota.pdf590.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.