Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/12938
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A ludicidade como potência no processo de alfabetização no ensino fundamental |
Autor(es)/Inventor(es): | Mota, Beatriz Rosária da |
Orientador: | Baroni, Patrícia |
Resumo: | Este trabalho analisa os reflexos das propostas pedagógicas lúdicas na alfabetização numa turma de terceiro ano de escolaridade do ensino fundamental de uma escola municipal do Rio de Janeiro. Para tanto, as questões da pesquisa foram: qual a importância do brincar e do jogo no processo de alfabetização? Como a utilização dos jogos e das brincadeiras podem auxiliar a prática docente? O objetivo geral é refletir sobre a potência da ludicidade no processo de alfabetização das crianças, tendo em vista o desenvolvimento pleno delas em seus principais aspectos: cognitivo, afetivo, físico e social. A metodologia utilizada para este trabalho é de cunho bibliográfico, conjugada com uma pesquisa de campo realizada no estágio supervisionado na Escola Municipal Cícero Penna, localizada em Copacabana, região da zona sul da cidade do Rio de Janeiro, onde foi possível verificar de forma mais detalhada o uso de ferramentas pedagógicas de caráter lúdico no cotidiano da escola. A escola é uma instituição que possui a função social de ofertar conhecimentos sistematizados aos estudantes, e nos anos iniciais do ensino fundamental, dedica-se em especial ao desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. Como conclusões deste estudo foi possível perceber que o brincar não se faz presente no cotidiano das crianças dentro da escola. As exigências hierarquicamente feitas as escolas, diminui as possibilidades de autonomia no trabalho docente. Além disso, foi possível perceber também que, ao enredar práticas lúdicas e ensino sistematizado, o processo de alfabetização acontece de forma mais natural para as crianças. |
Palavras-chave: | Ludicidade Brincadeiras Alfabetização Prática pedagógica Ensino fundamental Escola pública |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Mar-2020 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | MOTA, Beatriz Rosária da. A ludicidade como potência no processo de alfabetização no ensino fundamental . 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BMota.pdf | 590.76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.